12/08/2008

FAZ DE CONTA QUE ISTO É UMA DEMOCRACIA

Os trabalhadores da recolha do lixo de Lisboa iniciaram uma greve de quatro dias. Na semana passada foram os professores e um dia destes serão, sei lá, os enfermeiros, os médicos ou o pessoal da distribuição de água. Whatever.
Na verdade, as únicas pessoas que continuam a fazer greves, acicatadas por sindicatos furiosos com tudo em geral e nada em particular, são os funcionários públicos e afins, ou seja, pessoal de empresas de capitais públicos.
À sua volta, há toda uma população que só quer que as empresas não fechem, que não sejam deslocalizadas, ou desejam nunca ficar doentes por terem contratos precários ou outras situações em que só ganham se trabalharem. Também os há, claro, na função pública. Mas não aderem às greves nem podem.
Há um país real e um de faz de conta. Um de pessoas que têm que fazer pela vida e outro de privilegiados que se fazem de vítimas.

Alguém me disse que me estou a transformar numa reaça do pior. E que devia ir inscrever-me no CDS. Acho que não. O CDS, tal como todas as forças políticas sedentas de poder mas longe dele, apoiam sempre os descontentes e grevistas. Precisam dos seus votos. Não há honestidade.

12 comentários:

cs disse...

O que é penoso é estarmos numa Europa americanizada onde os outros não podem gritar a sua indignação. Quando já nem os FP gritarem, vamos estar todos ao mesmo nível. BAIXINHO. Mas felizes porque são todos. E talvez viremos mulher e homem bomba. A miséria depois cria os seus fundamentalismos.

Assina: funcionária publica, não professora, e que trabalha para caraças.:))

Desculpe o abuso mas foi o comentário que saiu.

Eliana Mara Chiossi disse...

Te encontrei por aí, e vi que você conhece o Troblogdita.
Acho que todos os países são imaginários. Pelo menos, pensando no meu...


Besitos.

Didas disse...

cs, também sou funcionária pública e também trabalho de caraças. E é a minha obrigação. Pagam-me para isso. E por acaso também já fui professora, embora isso seja outra guerra. Quanto às greves, acho que devíamos ser realistas. Todos gostávamos de ter um aumento de 50% mas, será que é possível? E não peça desculpa, a caixa de comentários para cada um dizer o que pensa, mesmo que não concorde.

Eliana, ou pelo menos têm qualquer coisa de imaginário.

Alírio Camposana disse...

"Funcionários públicos e afins"...

A Administração Pública não é uma "empresa" na medida em que não visa o lucro, mas sim, o Bem-Comum, já que o seu objecto é a prossecução dos interesses colectivos das populações. Quanto à criação de Empresas Municipais, essa pode ser uma possibilidade, desde que devidamente acautelados determinados pressupostos e assim queiram os Executivos.

Lembrava que tempos houve, passados felizmente, que nem emprego havia, mas sim a subordinação a um dono: chamava-se escravatura!

Talvez a precariedade desmedida em nome do "progresso" volte a um tempo de grandes semelhanças com o passado, perdoe o exagero, mas lá que dá para pensar nisso, lá isso dá!

Se há toda uma população com medo de ser despedida, infelizmente, também há um número de privilegiados que vive cada vez melhor, precisamente, reinando nesse clima.

Por fim, penso que as generalizações são sempre injustas. Há bons e maus sindicalistas como será normal.

Penso que urge uma nova luta por uma sociedade verdadeiramente mais justa e, estas palavras não são utopias, são uma necessidade premente, caso contrário fracassaremos como Democracia.

Cumprimentos.

Furetto disse...

O que eu gosto é de greves marcadas a uma 6ªfeira... 5ªfeira depois de almoço já ninguém faz nada, quando não saiem mais cedo, e na véspera do fim-de-semana vão para o "Algarve" fazer greve.
Será que já alguém pensou no que "poupam" ao patrão com um dia de greve? Será que já pensaram que, depois alguém terá de fazer o que deixaram por fazer?

Geoca disse...

Todos têm o direito de se manifestar quando realmente se sentem prejudicados. Mas de facto concordo, são sempre os mesmos!!
E quem realmente deveria manifestar se a brava, não se mexe!!

mfc disse...

Acho que estás a ver de uma forma errada o problema.
Não é o terror do desemprego que torna a luta dos trabalhadores injusta.
O patronato precisa dos trabalhadores e precisa de lhes pagar mais.

Didas disse...

Ora bem, isto hoje é trabalhoso:

AVC, acreditas nessa da administração visar o bem comum ou é só a brincar? Quanto às empresas, não há só as municipais. Há muitas. E eu acho que, francamente, dado o panorama geral, os funcionários públicos dificilmente podem considerar-se escravos. Dificilmente.

Furetto, essas da sexta-feira são só para deputados! E nem é preciso ser greve, é em qualquer semana pelos vistos!

Basicamente é isso Geoca.

Mfc, é isso exactamente que nos diferencia. Eu acho que não estou a ver de forma errada o problema.

Alírio Camposana disse...

Dois ditados populares de grande sabedoria:

«Não mordas a mão que te dá de comer»

«Se não estás bem, muda-te»

Cumprimentos.

Anónimo disse...

sem mais tretas: 100% de acordo

(e agora com mais uma: o país tá em crise por isso toca a trabalhar mais pelo mm preço e, q mto me irrita, e tás com sorte por ter trabalho)

tou 200% de acordo contigo e gostava de ver isto assumido na nossa sociedade: quem é q se dá ao luxo de fazer greves?hemmmm? protestos na rua? cartazes? fazer piadas ao ministro da tutela?

p q p! se eles tivesses um patrão ai ai

Peter Gunn disse...

As pessoas realmente falam muito daquilo que não sabem, nem que tão pouco vivem.

Quantos de voces por acaso tem alguma ligação directa com um professor para saber o que ele faz na vida e dizerem que tem uma vida de luxo?

O verdadeiro trabalho do professor começa em casa, depois das 19h, altura em que depois de andar a aturar meninos mimados o dia todo na escola, tem que ir corrigir trabalhos, corrigir testes, fazer provas, fazer relatorios do que deu, porque é que deu, porque é que não chegou a dar, tem que ir pesquisar sobre a matéria a dar, tem que ir preparar a aula de acordo com o plano... mas voces pensam que isso se faz em 15m? Quantos portugueses é que tem o trabalho das 8h15 às 18h30 e depois ainda tem que ir para casa todos os dias fazer pela vida até à meia noite?

Quanto às greves... será que alguem se apercebeu que durante x meses todos os protestos ocorreram ao sábado? ai ninguem falava do moral que os profs tinham em ir perder um dia de "descanso" para andarem feitos parvos na rua a exibir cartazes... tudo ao sabado para nao prejudicar nem alunos, nem aulas, nem os pais. Agora é muito triste que tanto se fale sem saber a realidade do que se passa na escolas e fora delas!

P.S.: Não sou professor! Sou simplesmente alguem que partilha a casa com uma professora e a quem custa ver que as pessoas estejam constantemente a levar areia nos olhos do governo. A realidade não é a dos sindicatos nem a do governo! A realidade é aquela que se vive! 24h por dia, 7 dias por semana!

Didas disse...

Não se incomode a explicar, eu sou professora.
E já agora, diga à sua senhora para não abusar do trabalho entre a semana que vem e o princípio do ano, pode ter um enfarte.
PS: Este post nem sequer era sobre professores.