5/15/2004

JÁ REPARARAM...

Que em quase todas as vilas e cidades deste país nos passeamos habitualmente por cima de desenhos feitos de pedras azuis e brancas, de suor, calos e dores de rins?

Há alguns anos começou a ser construído na Praça Marquês de Pombal em Aveiro um estacionamento subterrâneo que iria implicar a destruição de vários desses desenhos, que já ali estavam desde a década de 40. Muitas pessoas nem ligaram, outras (poucas) entraram em pânico ao saber que iam tirar dali aquelas pedras que elas viam desde que se lembravam de existir e que eram uma parte do seu "sentir-se em casa".

Entre essas pessoas estava eu.

E durante vários meses, numa primavera que foi fria e chuvosa, um grupo de cinco pessoas, por acaso todas mulheres, fotografaram, numeraram e juntaram em inúmeros saquinhos milhares e milhares de pedras que constituiam desenhos na calçada.

O estacionamento foi feito. E a calçada foi reposta, tal como era antes.

Já houve um tempo em que, ao olhar para aquela praça eu pensei: "Didas! És a rainha das patetas!" - porque o único agradecimento que tivemos foi uma espécie de -"Estão a ver? Somos bonzinhos! Deixámo-vos tirar as pedras dali!"

Agora já não penso assim.
Penso que sou irremediavelmente uma sonhadora, mas que isso não é assim tão mau. E se é verdadeiro aquele lugar comum que diz que devemos deixar o mundo um pouquinho melhor do que o encontrámos, então esta foi uma das minhas contribuições para isso.

E a Praça está lá. Tão bonita como antes. Se forem a Aveiro façam-lhe uma visita e lembrem-se da tolinha da Didas.

Sem comentários: