6/29/2005

BUÉ BUÉ BUÉ À FRENTE




Diálogo havido aqui no trabalho entre mim, adiante designada por "Parvinha deTodo", um colega, rapaz para a minha idade e sem mais nada de especial que se lhe possa apontar a não ser que se vai reformar aos 65 que se lixa, adiante designado por "Atónito" e uma colega quase sessentona, esquerdista retorcida daquelas que ainda acredita que o Estalinismo há-de salvar o mundo, com dois filhos rapazes de vinte e tais anos, flácida q.b. e que já deve uns quilinhos à dieta, adiante designada por "Bué à Frente".

Bué à Frente: Eu cá recuso-me a usar soutien! Não gosto de me sentir presa!
Parvinha de Todo: ???????...
Atónito: ???????...
Bué à Frente: E quando vou à praia nunca uso a parte de cima do bikini! Nem pensar! Quem não quiser não olha! Eu cá não tenho que me sujeitar aos gostos dos outros!
Parvinha de Todo: ?????????????????????????????????????????????Atónito: ????????????????????????????????????????????????
Parvinha de Todo: Eu prefiro não dar muito nas vistas... sei lá...
Bué à Frente: Ninguém tem nada a ver com o que eu quero ou não quero usar! Os meus filhos bem me chateiam quando estamos na praia, "Oh mãe veste lá isso!","Oh mãe olha aqueles gajos a olhar!", mas eu respondo-lhes logo: "Quero lá saber que olhem!" Oh Atónito, não acha que eu tenho razão?
(Atónito deixa-se afundar na cadeira numa tentativa de ficar invisível mas em vão)
..............................................................
Mais tarde, na ausência da Bué à Frente, como se impunha.
Atónito (com ar consternado): Coitados dos miúdos... Só tenho pena daqueles miúdos...
(Parvinha de Todo só se ria.)
Atónito: Deve ser por isso que a praia da Barra às vezes fica deserta! Eu pensava que era do mau tempo, mas afinal só pode ser por isto!...
(Parvinha de Todo ri-se mais ainda.)
..............................................................
A sério. Perante coisas destas às vezes chego a duvidar da minha sanidade mental. Chego a pensar que talvez seja reaça e chauvinista como o caraças. Mas a verdade é que acredito que a dignidade (e a inteligência) de uma mulher também passa por saber o que deve e não deve mostrar e quando. Acredito naquele velho pedaço de sabedoria feminina que passa implicitamente de geração em geração e segundo o qual uma mulher jamais mostra um centímetro que seja a mais em público por distracção ou ingenuidade. Estarei errada?

1 comentário:

saltapocinhas disse...

Estás certíssima! Eu abomino aquelas senhoras quarentonas (ou +) que querem vestir os tops e as cinturas descaidas das filhas para parecerem novinhas...Ficam a parecer ( e a ser) cotas malucas! Eu apoio a liberdade de escolha do vestuário, mas convém ter um espelho em casa para não fazer figuras tristes...