8/30/2005

NATIONAL GEOGRAPHIC - EPISODE TWO - O TINÊIGER

O tinêiger é uma espécie relativamente recente que habita as regiões habitualmente designadas por “de influência ocidental” e resulta de uma evolução e adaptação da espécie “mocidade” aos meios urbanos.
O tinêiger assume no entanto características diversas consoante a região que habita, nomeadamente a nível linguístico. Neste artigo, debruçar-nos-emos essencialmente sobre a subespécie que habita dentro das fronteiras do estado reconhecido internacionalmente (a ciência ainda não conseguiu explicar o motivo deste reconhecimento) como República Portuguesa.
O tinêiger é, na sua essência, uma cria, embora disponha já de um aparelho reprodutor funcional, o que em tempos idos significava que era chegada a altura de acasalar, procurar o seu sustento e reproduzir-se. Hoje em dia, no entanto, tal não acontece. O aparelho reprodutor do tinêiger mantém-se inoperante, a não ser em casos excepcionais que proporcionam aos clãs grandes momentos de adrenalina colectiva. Os restantes membros da comunidade esperam que o tinêiger, não só não acasale nem se reproduza, como inclusive inicie os rituais que o levarão àquilo que é designado por “sucesso” e que ainda ninguém descobriu o que é, através de comportamentos como por exemplo o de fechar-se várias horas num ambiente fechado para que o seu cérebro assimile grandes quantidades de informação sem qualquer utilidade prática. O tinêiger, sem conseguir de imediato interiorizar o resultado, a longo prazo, deste comportamento, reage não poucas vezes violentamente, o que provoca grandes convulsões, especialmente no seio do clã.
Dentro deste contexto, podemos reconhecer o tinêiger pelas seguintes características:
1.Quando em presença de potenciais espécimes adequados para acasalamento, o tinêiger assume um comportamento estranho e exibicionista, nomeadamente, no caso das fêmeas, risinhos estridentes e no caso dos machos, exibição de um poder físico a grande parte das vezes inexistente. Isto deve-se à impossibilidade de acasalar na altura indicada pela natureza, por motivos culturais.
2.O tinêiger é por definição uma vítima. Mesmo tendo em conta que os progenitores proporcionam integralmente o seu sustento sem reclamar, queixam-se invariavelmente de maus tratos. Esses maus tratos passam por serem obrigados a não deixar que o seu quarto fique atulhado de resíduos tóxicos até não se conseguir abrir a porta, por serem obrigados a, ocasionalmente, dispor uns pratos em cima duma mesa ou uns lençóis em cima duma cama, ou por, ocasionalmente, lhes ser recusada a aquisição de um bem que se encontra no mercado por um valor 250 vezes superior ao real. Também causa grande mágoa e revolta no tinêiger o progenitor bater à porta do seu quarto pelas 3 horas da tarde para saber se continua vivo ou já morreu durante o sono, bem como pedir-lhe delicadamente que não ultrapasse o limite de faltas na escola ou recusar-se, por absoluta indisponibilidade, a ser o seu motorista e dos amigos. Nestes casos, o tinêiger pode reagir de várias formas, mas as mais correntes são: a)Mandar imprimir qualquer coisa no corpo com uma agulha e tinta ou espetar objectos vários na própria carne (pensa-se que estes métodos substituem o famosíssimo crucifixo, demasiadamente letal e de proporções exageradas para um apartamento). b)Fazer sessões colectivas de terapia de grupo nas quais as experiências mais dolorosas e de gritantes injustiças cometidas pelos progenitores são relatadas e partilhadas. Habitualmente estas sessões acontecem em festivais rock com bilhetes pagos pelos progenitores ou outros acontecimentos semelhantes e são acompanhadas de umas bebidas e umas substâncias proibidas por diploma legal também pagas com a mesada proporcionada pelos progenitores e uns pastelinhos de bacalhau, umas sandes e uns bolos de chocolate enviados amorosamente pela chata da progenitora preocupada com a subsistência da cria. c)No caso das fêmeas, escrever diários onde são descritas as suas tragédias diárias. Esses textos podem ser acompanhados de bonequinhas, estrelinhas, florinhas ou anjinhos, tudo em tons de cor-de-rosa. Ninguém sabe ainda ao certo o que se poderá encontrar dentro do diário de uma tinêiger, mas pensa-se que possam existir textos do tipo: “Amigita, ôje o Pedrokax pediu namôro à Tititaa y ela disse k sim. Akéla pirosa, com akelas argolas ôrriveis najorelhas extô tão infelix... axo k vou tomar unx remédius pá depreção, ou então pedir gito á minha kota pákeles tenix lindus! Oh...”
3.O tinêiger sabe tudo. Nunca, em circunstância alguma, se deve tentar ensinar seja o que for a um exemplar desta espécie, pois corremos o risco de ele ter um ataque de fúria e desatar a insultar-nos. Temos que ter sempre presente que o que um tinêiger verbaliza é a expressão da mais pura verdade e é indiscutível. Nem o falecido Einstein, nem outros reputados cientistas, filósofos ou pensadores de qualquer área têm a menor chance de ganhar uma discussão com um tinêiger. A humanidade divide-se em dois grupos. Os “bué à frente”, que são eles e os amigos e os “bué de atrás” que são os outros todos. Ponto final.
4.A aparência habitualmente cuidada do tinêiger não passa de uma camuflagem com que engana os adversários. Em circunstâncias normais ele consegue rivalizar em porcaria com o pior aterro sanitário. Nunca se aproxime das sapatilhas/ténis de um tinêiger, pode ser fatal. Nunca procure debaixo dos lençóis, gavetas ou mochilas de um tinêiger. Pode encontrar achados que já estão no domínio da arqueologia embora sem qualquer valor monetário. Nunca tente infiltrar-se numa sessão de terapia de grupo de tinêigeres, nelas são libertados voluntariamente e muitas vezes em competição, gases potencialmente mortais.
5.Para um tinêiger, as palavras não têm o mesmo significado que para as restantes espécies, a saber: Uma cota não é uma porção ou medida, uma beca não é uma vestimenta dos funcionários judiciais e um coche não é um carro movido a força animal. Existem também algumas palavras de uso próprio como dah, weee, dasss e bué. De qualquer forma o tinêiger não rejeita completamente os séculos de cultura que os precedem. Assim, continua a usar os tradicionais “foda-se”, “caralho” e “merda”.
6.Os hábitos alimentares do tinêiger são estranhos, com laivos de canibalismo, pois os seus alimentos preferidos têm quase sempre nomes parecidos com os dos amigos, como por exemplo Choquitos, Chipitos, Conguitos e Tiritas. A refeição como um acto social, embora com características diferentes das outras espécies, também se verifica. Assim, o tinêiger reúne-se com os demais à frente da televisão, completamente enroscado num sofá ou cama, enquanto ingere grandes quantidades de colesterol e açúcar e troca impressões sobre a cena das cabeças cortadas com moto-serra no filme de acção ou o destino das personagens dos morangos com açúcar.
É tudo. Embora houvesse muito mais para dizer sobre esta espécie, estas são as suas características principais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Didinhas,
Fartei-me de me rir e me peidar enquanto lia a tua posta fantástica.
Sempre em forma! :)
Batatas fedorentas