6/01/2006

As alunas da 3ª classe costumavam, durante a aula de trabalhos femininos, conversar muito com a professora a respeito de tudo o que as preocupava.
Como estavam já a poucos dias do exame, dizia uma delas naquela tarde:
- O leite-creme é o doce de que eu mais gosto. Até já aprendi a fazê-lo. Primeiro põe-se o leite ao lume até ferver. Entretanto, mistura-se o açúcar com a farinha. Depois…
- Não digas mais, que o resto já toda a gente sabe – atalhou a Albertina. Para mim, então, não há doce melhor do que o dos ovos moles. Muito finos, saborosos a valer, são verdadeira delícia.
A professora, que, sem o mostrar, ia prestando atenção a tudo, observou-lhe: - E também sabes fazê-los?
A Albertina ouviu, ficou embaraçada, e disse que ainda não sabia muito bem…
- Pois é bom saberes. E tu, Maria Filomena, de que doce gostas mais? – perguntou em seguida.
A Maria Filomena era uma menina muito tímida e modesta. Falava pouco, e tinha o costume de querer ocultar alguns dos seus méritos.
Respondeu assim:
- Eu gosto muito de arroz-doce. É o que vai mais vezes aos jantares de festa da minha aldeia enfeitado de desenhos feitos com pó de canela. Como o nome está a dizer, é arroz doce, e é cozido em leite.
- Não é preciso mais, que eu sei bem que tu já és uma cozinheira. A tua mãe conta-me tudo… E por hoje mais nada. Arrumem os trabalhos, e cada uma há-de amanhã trazer-me a receita do doce de que mais gosta, mas escrita com cuidado. Ouviram? Eu só gosto do que é bem feito, tanto em doces como na redacção…

in Livro de Leitura da 3ª Classe, Ministério da Educação Nacional

Sem comentários: