1/16/2007

ANDAR POR AÍ


Lembro-me da primeira vez que perguntei o que era um homossexual. O "brinde" calhou à minha mãe que, ainda a chocalhar por dentro com o impacto, me respondeu que era uma homem que "andava por aí com outros homens" e que a bíblia preconizava como castigo para esse crime, a morte.
Então eu lembrei-me do meu pai, que costumava ir tomar café com um vizinho demorando por vezes horas no paleio, e fiquei preocupada. Será que o meu pai e o Martins mereciam a morte por andarem "por aí" um com o outro? Pelo sim pelo não, talvez a minha mãe não soubesse este segredo. Talvez pensasse que o meu pai tomava café sozinho. E decidi que não lhe contava nada. Está certo que várias horas de conversa sobre o Benfica ou sobre o governo era coisa, no mínimo, demoníaca. Mas... a morte? Teria a minha progenitora enlouquecido?

Andei uns dias a pensar nisto e o meu raciocínio filosófico levou-me a recordar que, já algum tempo antes, quando tinha perguntado o que era uma prostituta, a resposta tinha sido "uma mulher que anda por aí com os homens". O fulcro da questão residia, assim, no conceito de "por aí" com "homens". Continuei intrigada, mas mais tranquila porque não costumava andar com homens, só com rapazes da minha idade e esses não deviam contar. Os homens com quem me relacionava eram sempre da família, de confiança, e nunca andava com eles "por aí". Só em jantares e almoços de família, piqueniques e aniversários. Às vezes, porém, quando voltava da escola e alguma colega me chamava para ver uma montra, entrar no café para comprar umas chiclets ou ir lá a casa ouvir um disco novo, interrogava-me secretamente sobre se aquilo já poderia ser considerado "andar por aí" e se haveria homens por perto.

Sem comentários: