9/25/2007

E AGORA, PARA NOS SENTIRMOS EM CASA, VOLTAMOS AOS POSTS PALERMAS

E fiquem com a estreia do magnífico filme das nossas férias em Espanha e com alguns esclarecimentos sobre os grandes mitos que circulam sobre os vecinos.



1. Toda a gente pensa que todos os espanhóis jantam quando nós já estamos a dormir há horas. Isso não é verdade em todo o lado. Em Segóvia, à meia-noite, estávamos nós sozinhos na praça principal, sentaditos na esplanada a comer batatas fritas e a pensar "para onde foram todos"?
2. Toda a gente pensa que os espanhóis são antipáticos. É mentira. No hotel de Barcelona estava um recepcionista super-simpático que nos deu uma chave para abrir o portão do estacionamento que ficava a uns 200 metros do edifício e numa rua estreitinha. Quando lá chegámos, a chave não funcionava, tivemos que deixar o carro a encravar a rua e voltar ao hotel a pé para pedir outra chave. Ele foi tão querido que nos deu duas chaves para experimentarmos. Quando voltámos já estava uma fila de carros atrás do nosso e só um ou dois é que buzinaram. As duas chaves, dadas com tanto carinho, também não funcionavam e teve que vir um senhor abrir o portão com a chave dele. Deixou-nos entrar primeiro (até porque já tínhamos o carro à porta) e lá dentro vimos que não havia luz, que estávamos dois pisos abaixo do chão e que o elevador não funcionava. Foi fixe porque pudemos estrear a lanterninha nova que levámos. Depois voltámos a pé para o hotel, dissemos ao recepcionista simpático que aquelas chaves também não davam e ele disse que não fazia mal porque quando quiséssemos tirar o carro provavelmente aquilo já ia estar arranjado. Afinal não estava e ele teve que lá ir connosco a pé. Depois esquecemo-nos de lhe dar boleia de volta. Foi chato da nossa parte.
3. Toda a gente pensa que os espanhóis não conseguem falar qualquer outra língua nem entender português. É mentira. Primeiro, conseguimos encontrar uma cena que tem audio-guia em versão português (como nos disse a mocinha, dê Pórtugal). É a casa Milã em Barcelona, vão lá. Mas não façam como nós fizemos, que estávamos tão deslumbrados com aquilo que logo a seguir dispensámos o elevador e subimos seis pisos de escadas. Depois, num restaurante, um senhor que nos ouviu a conversar virou-se para nós ao sair e disse: "Bom apetite e até amanhã!" Afinal era guineense mas conta na mesma!
4. Toda a gente pensa que os espanhóis não gostam de nós por causa daquilo de 1640. É mentira. Estão agradecidos porque é menos uma chatice que têm. E a prova de que gostam muito de nós é que passámos a semana toda a ver reportagens na TVE a dizer bem de nós por causa dos McCan. Também pode ser que seja por não gostarem dos ingleses, não captei bem.
5. Toda a gente pensa que os espanhóis são intrujas. É mentira! Estivemos num restaurante em que nos levaram 94 euros por um jantar em vez de 54 e, quando nós reclamámos, nem foi preciso explicar. A conta veio logo certinha! Bale!
6. Depois disto, toda a gente pensa que eu não gosto de espanhóis. É mentira, gosto tanto deles como de quaisquer outros! Eu digo é mal de tudo! Porque sou portuguesa.

Sem comentários: