12/05/2007

ARQUITECTURA EM PORTUGAL

- E ouça o que le digo minha senhora, neste país chateia-se uma pessoa sem motibo nenhum e quem se debia chatear num se chateia! Eu, conheço... sem inzagero... meio mundo! Já estibe na Noruega. Ora... se na Noruega, que é um país inbluído, se faz as casas assim, cu telhado imbico, é porque assim é que está certo. Num acha? E eu em antes de fazer perguntei ao meu desanhador se podia. Que sim, que se podia fazer até seis metros de altura de telhado. E eu disse-le: - "Quero o telhado mais alto que puder ser!" - Porque a sério minha senhora, aquilo é que fica bonito!!! No meio das árvores!... Agora, afinal andam-me a chatear a cabeça e num há meio de conseguir legalizar a casa! Isto está certo? Não! Hoje em dia faz-se para aí coisas!... Até casas se faz que nem o telhado se bê! Mais! Faz-se casas que nem telhado têm! A minha tem ali um telhado! Num é p'ra me gabar! A senhora num acha? Assim é que fica uma coisa bonita!... Mas implicaram comigo, pronto! Mas a culpa também foi da minha patroa que mandou botar tijolo de vidro nas paredes. Até nem fica mal, mas só que assim inda implicaram mais! Já me chateei cum ela duma maneira! Ui! Mas a senhora num acha que isto é que é bonito? Diga lá!


- Mas isto não são telhados para a neve? Aqui não neva pois não Sr. C*******?


- Não! - pôs um ar condescendente de quem ia fazer o favor de explicar qualquer coisa a uma estúpida - Mas é para só pa dar o efeito está a perceber?





Olhei para ele enquanto contava mentalmente até cem e pensei que, de facto, talvez não ficasse mal. Com umas barbas e um fato vermelho, passaria perfeitamente por Pai Natal na sua casinha da Lapónia. Aliás, a mulher ainda passaria melhor. Até bigode tinha, só não era branco.

Sem comentários: