3/02/2009

Olá queridos clientes! Tudo bem convosco? Esta semana foi uma miséria. Não aconteceu nada de jeito e, para cúmulo, a parva da patroa mandou-me para Espinho ao congresso do PS. A ver se foi lá ela, é o vais! Só que eu, que não tenho “Parva” como nome de família, fui-lhes às tomadas, desliguei lá umas merdas e puff, a partir daí não houve congresso para ninguém e eu bazei. Mesmo assim já quase não tive fim-de-semana que se visse. Mas vamos ao que interessa:

1. O caso grande da semana passou-se em Braga, essa bela cidade de bispos e outra gente igualmente perigosa: Três agentes da PSP, na sequência duma queixa feita por um cidadão(?), entraram na Feira do Livro e confiscaram (sim, leram bem, confiscaram, à boa maneira da PIDE) cinco exemplares dum livro chamado Pornocracia que tinha na capa o quadro já devidamente abandalhado em tempos nesta padaria, A Origem do Mundo, do naturalista Courbet. Mas vamos por partes.
Primeiro: Para carregar três livros são precisos três pspês? Para quê? Cada um leva dois e o mais fraquinho leva um? É preciso um para dar a ordem, outro para escrever o auto e outro para conduzir? Será isso? Porra! Pelo menos aqui em Aveiro quando é preciso polícia não aparece ninguém. Lá em Braga é um luxo! Três para cinco livros!
Segundo: Mesmo com três polícias três, não houve nenhum que conseguisse escrever o título do livro em condições no auto. Como dizia a minha professora primária, nem a copiar lá vão! Não tarda, digo eu, que o documento (que promete ser uma peça de fazer xixi a rir) seja apanhado e comece a circular por aí nos mails. Que isto, com a crise que vai, a malta precisa de se divertir.
Terceiro: Não se pode exigir a uns gajos de Braga que só chegaram a agentes de turno da PSP que conheçam a pintura naturalista francesa do século XIX. Que eles saibam ler, mesmo a soletrar as sílabas, já é um milagre! Agora os senhores jornalistas das televisões, esses, se calhar deviam… pelo menos não dizer que o quadro é de “Coubert”, como eu ouvi várias vezes. Ai o sistema educativo o sistema educativo!...
E por último: Eu pelo menos, que sou uma cachopa esperta, tirei uma lição desta história toda. Se um dia chegar a publicar um livro (o que nunca se sabe, até a Carolina Salgado publicou um), não gasto um tostão em publicidade nem em lançamentos. Faço uma chamada anónima para a PSP e digo que sou uma cidadã anónima muito chocada com o livro assim assim que está à venda no sítio tal. Não é preciso mais. Eles mandam lá três broncos, confiscam aquilo, e a malta, ciosa como é dos direitos e das liberdades e dessa porcaria toda, vai entrar logo num alvoroço tal, com televisões e jornais e blogues todos ao monte, que o livro fica automaticamente promovido, e bem!

2. Começou a ser julgado esta semana em Matosinhos um indivíduo que furtou duas galinhas em 2007. É bem, é bem. Não sei quanto custa montar a chafarrica para um julgamento incluindo os honorários do defensor oficioso e isso tudo. Deve custar bem mais do que duas galinhas. Mas isso não faz mal porque a malta paga, como já faz com tudo o resto. O que eu pergunto é, para que servem duas galinhas? É que a mim, se me oferecessem duas galinhas eu nem saberia o que fazer com elas! Pelo que ouvi dizer são bichos estúpidos que nem conseguem aprender a ir buscar o jornal e os chinelos. É com cada uma!

3. Aquela bela peça do humor africano que dá pelo nome de Mugabe, celebrou no sábado 85 anos de vida, numa festa cheia de glamour que custou o equivalente a 200.000 euros. Uma vida cheia, dedicada a gerir um país que vai com 94% de desemprego, surtos gravíssimos de cólera e a precisar de auxílio internacional para que a população não morra toda de fome. Já sei! Deve ser o único gajo no país que consegue chegar aos 85 anos, daí os festejos. É, só pode!

E pronto queridos clientes, ainda havia uma ou outra coisita de que eu gostaria de falar, como por exemplo o festival da canção que não vi, mas como isto já vai longo fico por aqui.
Portem-se bem, ou mal, e fiquem com a beijoca do costume da vossa

Rosarinho

3 comentários:

Larose disse...

Brigada Rosarinho por manteres aqui a clientela sempre bem informada!

E perdoa a patroa por te ter obrigado a ir a Espinho!

Rosarinho disse...

Já perdoei. Sou um coração mole!

saltapocinhas disse...

fizeste muito bem em apagar aquilo tudo!
os gajos não tinahm mais nada para dizer, já tinham gasto todos os auto elogios e tu safaste-lhes a noite!se o ps volta a ganhar (longe vá o agoiro...) ainda vais ser nomeada padeira mor do reino e lá vai a didas para trás do balcão ou de esfregona na mão!bem feita!