4/02/2009

Gosto desta cidade. Mas não daquela maneira simples como se gosta de bolachas de água e sal com doce de morango ou como se gosta dos dias quentes de verão ou duma música qualquer. Gosto desta cidade com um sentimento de fatalidade, com mágoa, como se gosta dum amante que nos trata mal mas de quem gostamos sempre. Gosto com tristeza.
Gosto da luz e da cor. Gosto do vento. Gosto do céu e da água. Dos barcos, das casas, dos bairros, das ruas, dos azulejos. Tento esquecer o vazio das ideias. A repetição das coisas mesquinhas. A eternização dos (maus) costumes. A paz beata.
Gosto desta cidade.

9 comentários:

cereja disse...

Bonito!

Digo mais ou menos o mesmo da minha (que acho que é muito desconhecida, apesar de tudo) mas já me têm atirado à cara que gosto dela mas piro-me daqui todos os fins-de-semana.
Lá isso é, mas não era só o Marco Paulo que tinha dois amores. Pode gostar-de de dois sítios de modo diferente.

Mas se a tua cidade é a que penso, creio que tens toda a razão. Tenho de voltar a ir lá, que já lá não vou há tantos anos que deve estar irreconhecível!

Isa from Aveiro disse...

A cidade tem tudo para as pessoas serem felizes, muita luz, asseio, proximidade, infraestruturas e tudo os mais para que tudo resulte na perfeição!Mas depois há realmente aquele sentimento de fatalidade e de acomodamento, é pena! Patilho perfeitamente o teu sentimento.

Isa from Aveiro disse...

A cidade tem tudo para as pessoas serem felizes, muita luz, asseio, proximidade, infraestruturas e tudo os mais para que tudo resulte na perfeição!Mas depois há realmente aquele sentimento de fatalidade e de acomodamento, é pena! Patilho perfeitamente o teu sentimento.

Angélika disse...

Mas que gostar tão melancólico, tão, sei lá, outonal.
Mas que adjectivos que me vieram à cabeça hehehe.
Mas são gostos e temos que os respeitar =)

Eu sou mais Primavera, o desabrochar, o acordar, e por isso mesmo vivo numa pequena aldeia, onde posso sentir tudo isto como que entranhado na minha pele e no meu espírito.

Bom fim-de-semana,
Angélika

jg disse...

Não sejas queixinhas.
Vem estagiar 15 dias a Águeda e passas a amar Aveiro incondicionalmente.

Nota: 15 dias não é uma força de expressão. É o tempo suficiente para uma terapia de choque nesta pipineira.

Larose disse...

Conegues retratar bem os sentimentos que também nutro pela minha cidade ........ mas também adoro Aveiro!

Jinho

Didas disse...

Emiele, talvez digamos todos o mesmo de todas porque, por Portugal inteiro, de norte a sul, se notam os mesmos tiques ou parecidos. E tens que passar por cá sim, para os visitantes, é um sítio lindo!

Eu sabia que concordarias Isa. Já falámos sobre isso. :)

Por acaso Angélika, que momento de inspiração tu tiveste para aí! Lol!

Ok jg, dou o benefício da dúvida! :))))

Didas disse...

Larose, comentaste ao mesmo tempo que eu! Por isso não vi logo! :))) Aveiro é linda, de facto.

saltapocinhas disse...

eu gosto de tudo o que tu gostas, menos do vento...
e também desgosto de tudo o que tu desgostas.
E se há coisas que só se podem fazer com dinheiro, outras há que bastaria bom gosto e boa vontade e gente mais empenhada naquilo que faz e isso chateia-me!