6/22/2009

Olá queridos clientes! Cá estamos nós para a primeira crónica deste verão que curiosamente, até aqui em Aveiro soube a verão!Para uma cachopa como eu, pouco dada à roupa em exagero, foi bom. Mas vamos ver o que aconteceu esta semana!
1. Depois de Serralves (a imitar a Gulbenkian) e do andante (a imitar o metro), foi inaugurado no Porto o Sea Life (a imitar o oceanário). Mas eles não páram! Depois deste magnífico sucesso, há quem diga que já estão a trabalhar numa versão moderna dos Jerónimos e numa mega-fábrica de pastéis de Belém, que se vão chamar de Beléim-eee. Também se pensou numa assembleia da república mas já não é preciso. Já lá há políticos merdosos a dar com um pau para preencher a lacuna.

2. Vítor Constâncio voltou a ser ouvido pela comissão parlamentar, o que é uma merda porque por este andar passo a falar dele todas as semanas. Desta vez admitiu ter havido ingenuidade na sua actuação. E eu que pensava que para um ordenadão daqueles já não se admitia ingenuidade! Posso-me candidatar? É que eu também sou uma alminha pura que acredita em toda a gente! Ainda ontem dei cinquenta cêntimos a um arrumador que me disse que era para leite para os filhinhos!

3. Nas eleições europeias houve um palermóide qualquer que votou duas vezes e a seguir foi-se gabar para tudo quanto é televisão e jornal, sem se ter lembrado de perguntar primeiro a alguém se aquilo não seria proibido. Agora incorre numa pena até dois anos de prisão e multa. Mas e então demora muito? Se fosse eu que mandasse o imbecil já tinha era levado uns sopapos num posto da guarda. Aprendia a não se armar em parvo e ainda fazia uma caridade aos polícias, que ultimamente têm andado muito tensos.

4. A Calvin Klein lançou mais uma campanha polémica que logo a seguir foi proibida nos Estados Unidos por sugerir qualquer coisa que eu pessoalmente nem estou bem a ver o que é. Uma campanha destas era mesmo do que a padaria precisava para animar o movimento. Infelizmente, nós não temos dinheiro como a Calvin Klein, para pagar uma campanha e depois pagar a quem a critique para dar polémica e toda a gente falar muito de nós. Paciência.

5. Finalmente, e a pedido de várias famílias na crónica da semana passada, lanço aqui os prototipos dos primeiros objectos de merchandising do grande herói de Aguiar da Beira: T-shirt, caneca e cuequita. Queria que me dessem a vossa opinião antes de mandar produzir em série, pode ser?


E pronto queridos clientes, por hoje é tudo. Fiquem bem, portem-se... como puderem, e fiquem com uma beijoca da vossa

Rosarinho

13 comentários:

jg disse...

Assim de repente a cuequita vermelha parece que tem o emblema do benfica.

António Conceição disse...

Duas notas:
1- Serralves é um museu de arte moderna. Nessa medida é uma cópia de qualquer museu de arte moderna. Mas só nessa medida. Mas não é verdade que imite o museu de arte moderna da Gulbenkian ou, menos ainda, a colecção da Gulbenkian. Pelo contrário, tem sido Serralves a impor o ritmo aos outros museus portugueses.
2- O mesmo se diga do metro do porto. É um metro incomparavelmente mais inteligente e moderno do que o de Lisboa. Basta atentar na sua natureza completamente aberta, sem a aberração daquelas barreiras de vidro que são a marca de água do metro de Lisboa. Nesta matéria de andantes, tem sido o metro de Lisboa a imitar o Porto. E fazem bem, porque o metro do Porto tem feito melhor.

3- Não conheço ainda o SeaLife, mas aí é que me parece que a sua crítica é absolutamente pertinente. Uma peixaria faz tanta falta no Porto, como uma Torre de Belém. Qualquer pessoa de qualquer parte do país pode, hoje em dia (nem que seja uma criança com viagem paga pela escola, ou um velho com a viagem paga pela autarquia) visitar o oceanário de Lisboa que é excelente. Como disse, não conheço, mas suspeito que, de facto, o SeaLife é uma versão pindérica do oceanário. E mesmo que o não seja, não se vê que acrescente nada ao oceanário de Lisboa, não parecendo que valha como negócio rentável e sustentável por si (se o for, então é um negócio e enquanto der lucro ninguém tem nada com isso, desde que não entre lá um cêntimo dos contribuintes).
O problema é que há no Porto uma classe avultada de dirigentes provincianos que pensa sempre pequenino e cuja visão da grandeza do Porto passa por fazer em pindérico no Porto o que Lisboa faz bem. Nunca se lembram de fazer bem no Porto o que quer que seja. As suas ideias reduzem-se sempre a fazer o no Porto o que Lisboa já fez. E a fazer em mais fraco e pequenino. Não lhes passa pela cabeça que a grandeza do Porto passa por ser "O" Porto e NUNCA por ser uma versão provinciana de Lisboa. Nisso, reconheço que a sua crítica toca na principal ferida que tem caracterizado uma certa etriste visão do Porto.

Demência Colateral disse...

eu queria encomendar uma t-shirt'zita... tamanho XXXS!...
... foi a Abelha Maia que pediu uma!!... acho que ela quer fazer ciumes ao Calimero!! LOOOOOOOOOL

Rosarinho disse...

jg, a sério, aquilo lá parece uma águia?

Querido Funes, quando escrevi esta crónica, confesso que estava secretamente à sua espera, e não me desiludiu. Mais ainda, com umas diferenças de pormenor, acaba por concordar comigo no essencial. Obrigada!

Cipri, tamanhos assim tão pequeninos não vai haver. Não são economicamente viáveis, e isso seria um insulto para o retratado.

Demência Colateral disse...

ahhh!!... sério?... não é o sonho de qualquer homem... fazer ciumes ao Calimero???? loooooooooool

A.B. disse...

Pode ser uma camisa XL para mim.
Se arranjar também do Vítor Constâncio a dizer tipo "não sabia de nada", também quero : )

Rosarinho disse...

Não Cipri, lamento decepcionar-te...

Ai AB, só me dás trabalho!

Larose disse...

ahahahahahahahahaha
diverte-me sempre imenso as notícias aqui da padaria!
mas a cueca vermelha está um miminho!

Anónimo disse...

eeheeh o porto tá cheio de funes :DDD acordem pá! lisboa é q é a capital, o porto não perde a sua imensa personalidade por n ser a capital. pelo contrário perde-a qto tem a mania q copia lisboa!


tenho lá uns posts jeitosos sobre isso :DDDD

Rosarinho disse...

Obrigada Larose, eu esforcei-me!

Donnola, o Funes é um cliente muito estimado aqui da padaria. Quanto ao Porto, tem o seu encanto, quando não fica tipo Calimero a queixar-se que dão tudo a Lisboa.

Demência Colateral disse...

AHHHHHHH!!... então... quando a Abelha Maia disse que era para fazer ciumes ao Calimero!... estava a dizer que queria fazer ciumes... ao Porto!!! looooooool... fuuu... isto já é muito confuso para mim!! LOOOL

A.B. disse...

Desculpe Rosarinho, mas a idéia foi sua. Que culpa tenho eu que seja uma boa idéia?

Rosarinho disse...

Ai Cipri, que metáforas tão difíceis, credo!

AB, espero que isto seja rentável, porque já estou mesmo a pensar vendê-las!