2/18/2011

Ganhar na rua o que não se ganha nas urnas


Comove-me sempre o entusiasmo com que o PCP apoia manifestações contra o governo. Este ou outro qualquer. Comove-me a alegria com que a populaça e demais partidos da oposição, da esquerda à direita, idolatra as pop-stars da peixeirada fabricadas no ventre da parideira comunista, como o azeiteiro Mário Nogueira. Mas acima de tudo diverte-me imaginar quanta porrada essa mesma populaça levaria nos cornos se ousasse manifestar-se metade do que se manifesta agora se o PCP fosse poder.
Ah pois eu sei que é chato dizer mal do camarada Jerónimo, tão simpático e já avô e tudo... mas esta padaria é minha e cá dentro eu digo o que me apetecer.

4 comentários:

joao madail veiga disse...

O que o P'C' faria se fosse poder?
Mas foi um bocadinho no PREC e viu-se.
Da minha parte fizeram-me um dia, na verdade uma noite, uma espera no Botânico e não me mataram por que não calhou.
Doutra foram me buscar a casa com dois 'democratas' à frente que, esfumaçando charutos, perguntavam a mamãe:
--Aqui é que mora o fâscista Veiga?

Se fosse hoje mandava-os pelas escadas abaixo, mas na altura, com 19 aninhos encolhi-me.
Ainda hoje me arrependo de não os ter esmorraçado.

Didas disse...

Mas nessa altura andava tudo maluco. Eram gases na atmosfera que agora acalmaram... mais ou menos.

A.B. disse...

E deixa-nos não se escreve com "ch".
Aliás, o PCP nunca conseguiu a mínima coerência quanto à grafia da palavra "fascista". Estavam os muros por aí cheios de "fachistas", "faxistas", "fasxistas", e outras pérolas.
A minha favorita da época do pós-PREC era uma que estava num muro frente à minha casa e que me deixava bem-disposto todos os dias. Alguém com as melhores intenções escreveu em letras garrafais "ABRIL DE NOVO PELA FORÇA DO POVO". É lindo, é simples, é directo. Felizmente alguma alma criativa conseguiu "limpar" um "P", ficando assim a enigmática - direi mesmo metafísica - frase "ABRIL DE NOVO PELA FORÇA DO OVO". Faz todo o sentido.

Didas disse...

Lol! Faxista não é um gajo que manda faxes?