1/09/2004

...

Quando eu era criança só havia um canal de televisão a preto e branco que começava às sete da tarde.
Quando eu era criança esperava pacientemente que o telejornal em tons de cinza parasse de mostrar inaugurações de chafarizes para ver o Bugs Bunny e o Duffy Duck a preto e branco.
Quando eu era criança o homem que mandava inaugurar os chafarizes caiu duma cadeira e toda a gente falou nisso.
Quando eu era criança houve uma reunião na aldeia para decidir se era verdade que uns americanos tinham chegado à lua e se ela nos iria cair sobre as cabeças por causa disso.
Quando eu era criança andava numa escola que ficava num sítio chamado Carocho.
Quando eu era criança andava 2 km por caminhos de lama para chegar ao Carocho.
Quando eu era criança apanhava girinos no caminho para a escola e atirava-os para dentro do tanque onde as mulheres lavavam a roupa, no Carocho.
Quando eu era criança a professora batia-nos quando não sabíamos calcular o preço de 1 kg de batatas se uma arroba custava 5$00 e isso era normal.
Quando eu era criança Portugal não era um país mas sim um império.
Quando eu era criança ofereceram-me um jogo de loto em que o menino africano se chamava “O Escarumbita”.
Quando eu era criança a minha mãe não pôde ir a Vigo comprar caramelos porque era preciso autorização do marido para passar a fronteira e o meu pai não estava cá.
Quando eu era criança o meu pai estava em África a defender o império porque era o trabalho dele.
Quando eu era criança o meu pai chegou de África e já não era o mesmo, mas eu não percebi porquê.
Quando eu era criança a Coca-Cola era um mito mais misterioso que o Pai Natal.
Quando eu era criança bebia-se laranjada e gasosa Camor aos domingos, quando se fazia frango assado.
Quando eu era criança a minha mãe mandava-me à mercearia da D. Madalena com 1$00 e dava para comprar o jantar todo.
Quando eu era criança 1 tostão dava para comprar 4 rebuçados que traziam cromos com animais para colar numa caderneta. Vinham todos pegajosos e tínhamos que os lamber e pô-los a secar primeiro.
Quando eu era criança quem conseguisse encher quatro cadernetas de cromos ganhava uma bicicleta mas ninguém conseguia arranjar o “bacalhau” por isso ninguém tinha bicicleta.
Quando eu era criança a costureira fez-me um vestido azul com folhos para ir ao exame da quarta.
Quando eu era criança sabia os nomes de todos os reis, de todas as montanhas, de todos os rios e de todas as linhas de caminho de ferro para poder passar com distinção no exame da quarta.
Quando eu era criança a minha mãe comprou uma máquina de lavar roupa e todos os vizinhos vieram ver.
Quando eu era criança aprendi a tocar acordeon.
Quando eu era criança tocava no acordeon uma música cuja letra era “Até o mar é casado, até o mar tem mulher, é casado com a areia, bate nela quando quer.”
Quando eu era criança as costureiras riam-se muito quando se dizia que qualquer dia haveria lojas a vender roupa já feita.
Quando eu era criança tive um vestido de princesa para vestir no carnaval e fui feliz.
Quando eu era criança via todos os episódios da Pippi das Meias Altas e queria ser como ela.
Quando eu era criança pensava que os bebés eram comprados em lojas secretas onde as crianças não podiam entrar. Essas lojas ficavam nas traseiras dos hospitais.
Quando eu era criança o meu irmão teve um carro telecomandado com fio. Era um Anglia creme. Eu tive uma boneca com um fio no pescoço que se puxava para ela dizer “Te quiero mucho!”. Todas as crianças da aldeia vieram ver.
Quando eu era criança andava um senhor nos autocarros com uma maleta ao ombro a vender os bilhetes. Ir à cidade mais próxima custava 7 tostões.
Quando eu era criança só havia roupa desconfortável que picava.
Quando eu era criança aprendi a escrever em cadernos de duas linhas.
Quando eu era criança os cadernos de duas linhas traziam na capa a Mocidade Portuguesa ou o Luís de Camões a nadar só com um braço.
Quando eu era criança ensinaram-me que o Luís de Camões perdeu um olho a defender a bandeira portuguesa.
Quando eu era criança morava numa casa com árvores de fruto no quintal.
Quando eu era criança trepava às árvores do quintal para ficar a ver o meu avô a semear e a colher.
Quando eu era criança o meu avô ainda era vivo mas eu não achava isso importante.
Quando eu era criança morreu a minha bisavó e foi a primeira pessoa que eu conhecia e morreu mesmo.
Quando eu era criança a minha bisavó pensava que os locutores da televisão falavam para ela e respondia “boa tarde”, “até amanhã se Deus quiser” e “obrigada”.
Quando eu era criança eu ria-me muito quando via a minha bisavó a falar com a televisão.
Quando eu era criança havia um detergente que se chamava Tide e patrocinava folhetins radiofónicos.
Quando eu era criança havia uma farinha que se chamava Amparo e trazia brindes.
Agora já não sou criança mas deu-me um terrível ataque de nostalgia. Deve ser da 6ª feira. Aturem-me!

Sem comentários: