9/05/2009

JOGO PORCO


Até há algum tempo eu começava a achar que a democracia representativa era problemática porque as eleições não eram mais do que batalhas de marketing. Ganhava quem dava os brindes mais porreiros, quem tinha a música mais fixe e as miúdas mais giras a segurar bandeiras. Esse problema acabou. A guerra eleitoral passou de estratégia de marketing a simples jogo porco e sem regras.
É claro que o primeiro-ministro nada teve a ver com a abolição do jornal de sexta na TVI. Nem teve ele nem teria nenhum a tão pouco tempo das eleições, porque isso seria suicídio político e, apesar de tudo, eu recuso-me a atribuir aos nossos governantes um estatuto intelectual inferior ao dos burriés que tenho ali a apodrecer no frigorífico. Ok, talvez faça uma excepção ao cromo Santana Lopes, mas esse nem chegou a ser primeiro-ministro a sério.
A administração da TVI, que é uma empresa privada, tem todo o direito de acabar com um programa se achar que não presta ou simplesmente porque sim. Ninguém tem nada com isso. E, em circunstâncias normais, os partidos da direita seriam os primeiros a entendê-lo. E a achar normal.

10 comentários:

A disse...

eis um post incrível. Com que então o Sócrates não teve nada a ver?

estas coisas escusam-se de fazer directamente. declara-se publicamente a guerra nos forums devidos e os proceres do regime passam a saber o que grande líder quer e gosta. e faz.se. sem qualquer telefonema ou ordem directa.

A disse...

o coment de cima devia ir assinado por Gregor Samsa.

António Conceição disse...

Vamos ser claros:

Em primeiro lugar, o Jornal Nacional da TVI não fechou por não prestar, porque, se fosse esse o critério de decisão da administração, então o que esta fechava era a estação inteira.

Em segundo lugar, o Jornal Nacional da TVI não fechou por não ter audiências, o que também podia ser um critério.

O certo é que o Jornal Nacional da TVI fechou.
Porquê?
Obviamente, por uma de duas razões:
Ou porque alguém não muito inteligente julgou que estava a fazer um favor a Sócrates (não é, de facto muito crível que Sócrates fosse tão estúpido que tivesse pedido isto nesta altura);
Ou porque alguém, percebendo que os ventos estão a mudar, quis tramar Sócrates. E tramou.
Em qualquer caso, Sócrates não pode queixar-se. Foi ele que, a despropósito foi para o Congresso do PS atacar o Jornal da TVI; foi ele que cometeu a inconcebível estupidez de processar a jornalista; foi ele que fez tudo e criou todas as condições para que a opinião pública pense agora que o Jornal Nacional da TVI foi encerrado por sua iniciativa.
Paga o preço dos seus erros e da sua e da sua arrogância.
Sócrates está perdido. Lamento que a padeira o lamente. Se quiser que seja solidário consigo, a única coisa até onde posso ir é dizer-lhe que não festejo a chegada da hora de Ferreira Leite.

mfc disse...

... que se esfolem!

João P. Tavares disse...

Não gosto de ver os jornais da TVI, e muito menos o JN de sexta-feira, não gosto do formato nem da forma de jornalismo, acho-o populista e tendencioso. Podia ser apenas pessoal, mas não sou único a ver pelos comentários de vários jornalistas, em especial de um antigo editor.

Se a TVI gosta de ser bem vista pelo governo, ou pelo partido do governo? Parece-me que sim, mas não sei se gosta. O afastamento do Marcelo Rebelo de Sousa de comentador da TVI já estava esquecido... ou querem manter esquecido?

E o Sócrates, tem direito a ter opinião? Ou também tem de engolir o que os outros dizem? Tem direito sim senhor. Mas exagerou: elegeu o JN de 6ª feira e a MMG como "inimigos", passou do campo da opinião e da crítica para o ataque com intenção de acabar com eles.

E suspender um telejornal com que razão? Pelas notícias do Freeport prometidas ou pela jornalista? Por que não podia ser outra pessoa a dar essas notícias?

Há muita poeira no ar e tenho poucas certezas e muitas dúvidas. Nem sempre o que se vê e se lê é o que parece.
Para já são todos inocentes, à excepção da direcção da Prisa.

Alírio Camposana disse...

Errado.

Talvez devesse a autora deste artigo pesquisar, realmente, o conceito de Marketing para não proferir asneiras.

Cumprimentos.

Didas disse...

João P. Tavares, eu nem falaria de inocentes e culpados aqui. Pura e simplesmente, para mim, este é um assunto que não interssa nada. Estamos a falar apenas dum programa de televisão ranhoso que acabou. Ponto.

mfc, essa postura do bota abaixo... já a vi em qualquer lado...

Caro Funes, contava consigo para vir aqui dizer um disparate qualquer mas com a classe habitual. E não me enganei.

Umbelina Pimenta disse...

Eu concordo em absoluto com a opinião
da Didas, a mim esta história toda cheira-me a golpe palaciano, só não vê quem não quer. A minha opinião não é comprometida porque não votei no PS nas últimas (votei BE)eleições mas agrada-me as irritações que Sócrates provoca em certas franjas da sociedade.

João P. Tavares disse...

Concordo, era um jornal mau, embora, lá porque não é ela a apresentar, não vou mudar para o JN da TVI, não gosto mesmo do formato.
Quanto ao resto, há uma entidade que lhe compete averiguar.

Didas disse...

Umbelina, esta história cheira a tacho! Cheira a tacho!

João Paulo, a TVI toda é uma coisa de fugir, na verdade.