5/05/2010

Coisas que envergonham


A inteligência deve ser dos conceitos mais difíceis de definir. Hoje vi num daqueles programas de televisão de série C para entreter reformados um cromo que afirmava orgulhosamente saber de cor 28.000 matrículas de carros. Assim. Com a inocência de quem ainda não se apercebeu que dizer que sabe 28.000 matrículas de cor é o mesmo que dizer que decorou os números de 1 a 28.000. Que aquilo não passa duma sequência lógica. Foi o auge! O investimento intelectual duma vida resumiu-se a decorar uma das poucas coisas que jamais precisa de ser decorada. E quando a apresentadora, sempre a fingir-se impressionadíssima, lhe perguntou se tinha sido bom aluno na escola responde ele, simples como as casas:
- Sim. Quer dizer, não era um aluno a 100%, mas era para aí a 60%!
Quer dizer, conseguia papaguear, mas tudo o que passasse daí caía no domínio dos fenómenos obscuros.
Quando vejo coisas assim sinto vergonha, mesmo sem ser nada comigo. As televisões, principalmente a do estado, não deviam fazer estas coisas. Nem a estes pobres diabos, nem a nós.

8 comentários:

Anónimo disse...

E o que não falta por aí são falsos intelectuais!

saltapocinhas disse...

Pior ainda: eu vi isso num noticiário. Já não sei em qual, mas foi durante as notícias, não foi assim num programinha que passa despercebido!!

António Conceição disse...

A mim o que me envergonha é a RTP ser pública e viver num país onde os contribuintes pagam para ter uma RTP.

kuka disse...

Estás a esquecer que, além da matricula, memoriza também “a marca, modelo, número de portas, categoria, cor, ano de registo, fábrica, zona territorial, empresa onde está coletada a viatura e a cara dos condutores”.
Não é fácil.
Porque papaguear matriculas todos -ou quase todos- sabemos.

http://www.destak.pt/artigo/60716

Didas disse...

Hydra, também. Mas esses cromos são noutra caderneta.

Saltapocinhas, tu não me digas que o homem já chegou ao estrelato!

Funes, a mim não é exactamente isso que me mete impressão. A RTP, apesar de tudo, ainda é a menos sem-vergonha das três. Mas não é suficiente.

Kuka, e isso vale quê carago??? É papaguear na mesma!

kuka disse...

E a conversa dos politicos? Não é papaguear?
E a pessoa que dá informações num serviço público? Não está a papaguear aquilo que aprendeu? E o advogado quando cita as leis? E por vezes tem de consultar o catrapázio e papaguar o que lá vem escrito! Acho que somos todos uns papagaios!

Didas disse...

Eh pá! Kuka! Fogo! O gajo das matrículas é teu amigo?

kuka disse...

Não pá! Nem o vi na tv! Só li aqui.
Depois procurei no google e li aquilo que aqui viste papagueado.
Eu só tenho amigos lerdos da memória. Estas sumidades não me ligam.eheheh!