2/04/2004

Alienígena

Até há pouco tempo estava habituada a viver naquilo que se costuma designar por "cidade de média dimensão", que é uma expressão cheia de cagança que no fundo significa o seguinte:
- Temos direito a filas de trânsito em horas de ponta só que com menos carros do que em Lisboa, temos direito a que nos roubem o telemóvel de vez em quando só que menos vezes do que em Lisboa, temos direito a ser apalpados (as?) nos autocarros em horas de ponta e nem ter espaço para virar a cabeça para saber quem foi, mas num período do dia menos alargado do que em Lisboa, temos gajas ignorantes à fartazana e respectivos consortes com a mania que são tios e tias só porque sabem dizer t'fone e p'ssidónio mas menos do que em Lisboa, temos direito a ir ver filmes cheios de chinfrineira a um centro comercial bem acompanhados por suburbanos a roer pipocas ao nosso lado, mas com uma escolha menos alargada do que em Lisboa e andamos todos vestidos de igual com as fardas oficiais da Inditex (os originais vestem Lelo), tal como em Lisboa. Devido a esta diferença que se reflecte na quantidade de merdas foleiras que temos também há quem nos apelide de "província". Está explicado.
Recentemente porém, mudei-me para uma vila que, apesar de ficar mesmo às portinhas da capital, acreditem, É MESMO UMA VILA!!!! A princípio achei giro e pitoresco. Os velhotes sentados no largo da igreja a discutir as maleitas, a quantidade inusitada de locais para estacionar o carro, a total ausência de Zaras, Mangos, Naf Naf e outras, chegaram-me a fazer pensar que aqui sim, é o local ideal para se viver.
O pior foi quando comecei a ver que, entrasse onde entrasse, toda, mas toda a gente se conhece. Que cena estranha não acham?
- Então Sr. Joaquim bom dia, vem buscar o jornalinho que mandou guardar? A sua senhora está melhor das hemorróidas?
- Boa tarde D. Maria, a sua Vanessa Tatiana anda-se a portar melhor? - Anda anda! Ontem estava com o período não pôde ir sair com os namorados! Obrigada pelo cuidado!
- Cumprimentos à família! O Ti Manel continua a mostrar a pila às meninas ali no jardinzito da igreja?
E é assim em todo o lado. Aqui há dias fui aos correios mandar uma simples cartita e, além de toda a gente ter olhado para mim de lado por não ter dito Boa Tarde à entrada (estavam lá umas 10 pessoas e eu não conhecia nenhuma não é?), ainda se riram muito por eu não saber onde é que eles guardam os papéis para aviso de recepção à disposição do povo. Senti-me de tal maneira que só me apeteceu dizer:
- Olhe desculpe mas registe-me lá a cartita que tenho ali a nave espacial mal estacionada e volto já para o meu planeta...

Sem comentários: