5/03/2004

ENLARGEMENT DAY

Pois então neste fim de semana a nossa querida união europeia tomou uma "enlargement pill". Foi tudo muito lindinho, muito bem, ninguém tropeçou, os músicos tocaram afinadinhos. Agora devem estar a desmontar a tenda do circo.
E não é que eu não ache o projecto de uma europa unida interessante, porque na verdade até acho.
O que também acho é que nos falta anos-luz para que esse projecto seja autêntico, ou seja, quem sente alguma coisa por aquela bandeira azul com as estrelinhas que ponha o dedo no ar. Ninguém, claro.
Mas, acima de tudo, a europa unida só existe quando acabar o mix explosivo Arrogância+Ignorância. Porque de toda a festarola que se montou no dia 1 eu só consigo reter uma imagem. Foi quando um comentador irlandês disse, na BBC, qualquer coisa como isto:
-Acho que não vai ser perigoso este alargamento. Quando Portugal e a Espanha entraram também toda a gente pensou que esses azeiteiros (tradução livre da expressão usada "olive oil people") iriam emigrar em massa para o norte, e afinal tal não aconteceu.
Brilhante não? Eu diria mesmo um caso de mente sobre-dotada. Porque isto de um senhor a quem é dado o direito de mandar postas de pescada na BBC afirmar sem vergonha que pensa que portugueses e espanhóis são um bando de nómadas a viver no meio de oliveiras e lagares de azeite, loucos por uma oportunidade de se juntarem a merdosos como ele, tem que se lhe diga.
Eu, por mim, meus amigos, vou reservar-me o direito de usar o 6º e o 7º palavrões da história do farinha para resumir o que penso: Puta que o pariu!



Sem comentários: