3/21/2005

BUT MY SON HAS A BIGGER "DUNDA"!

Quem costuma ver a série da BBC "Goodness Gracious Me" conhece esta frase.
Foi a primeira que me veio à cabeça quando uma colega me contou, na primeira pessoa, esta história:

É da geração do PREC e bruta como as casas. Acha-se a pessoa mais progressista do seu tempo, seja lá o que for que isso significa. O filho tinha uns 16 anos na altura do sucedido, com umas perninhas finas a sair duns calções enormes e aparelho nos dentes. Foi a Paris numa viagem de estudo com a escola.
A mãe entregou-lhe uma caixa de preservativos na véspera da partida e ordenou-lhe que os metesse na mala, porque "actualmente, com a sida, não se pode facilitar!". Quem a ouvisse falar tinha a percepção de que ela estava absolutamente convicta que durante uma semana as parisienses andariam de cabeça perdida atrás do filho, quiçá seria decretado estado de emergência na cidade devido à agitação! Também dava para perceber, pela frase indignada "Oh mãe! Não vai ser preciso! - Ele disse-me - Oh mãe! Não vai ser preciso! E ainda ficou todo incomodado! Estes miúdos são uns inconscientes!", que o puto só queria que o deixassem em paz e que tinha sido desconfortável para ele o facto da mãe ter invadido assim a sua intimidade.
Claro que ela o obrigou a levar os preservativos na mala e claro que o chavalo nunca mais se lembrou que levava ali aquilo. Quando voltou, a embalagem mantinha-se inviolável.
"Então não usaste os preservativos que te mandei?! Mas tu és um inconsciente ou quê?!" - e assim continuou contando a história à família toda, num verdadeiro acto de humilhação.

Não lhe passou pela cabeça um só momento que provavelmente ele nem tinha tido oportunidade de os usar. Que se calhar nem queria. Que cada pessoa tem o seu próprio ritmo de crescimento e o tempo dele ainda não tinha chegado.

À atitude de há uns 30 anos atrás, em que falar de sexo em casa era quase como libertar os maus espíritos, contrapõe-se agora esta em que se empurra os putos para a cama uns com os outros quer eles queiram quer não "porque somos modernos".

Acho que aquele, daquela vez, só aprendeu uma lição: Quando a tua mãe te meter preservativos na mala antes de uma viagem, deita-os fora antes de regressares a casa para evitares chatices e achincalhos.

Sem comentários: