3/14/2005

OS PROFESSORES CHANFRADOS



Alguém sabe por onde estes andam? Nunca mais lhes pus a vista em cima.

Universidade de Aveiro – mil novecentos e oitenta e picos – PROFESSOR CEREJEIRA
Primeira aula. Primeirinha, tudo caloiro. O profe começou por se dirigir à amedrontada assembleia assim: - “Boa tarde. O meu nome é Manuel Cerejeira. Pelo nome, vocês podem ser levados a pensar que tenho alguma coisa a ver com o cardeal Cerejeira, mas não se preocupem. Tenho mesmo. Era meu tio.” – E mais à frente: - “Comigo nenhum aluno chumba desde que tenha 8,5. E porquê? Porque 8,5 arredondado é 9 e é indecente chumbar com 9 por isso nestes casos dou mais um valor”
Bem depressa descobrimos, porém, que ter 8,5 com o Prof. Cerejeira era qualquer coisa equivalente aos trabalhos de Asterix multiplicado por 10. Pelo menos metade dos nossos colegas eram finalistas ou quase finalistas, pendurados naquela disciplina do 1.º ano.


Coimbra – mil novecentos e oitenta e mais uns picos – PROFESSOR CRUZ VILAÇA
Oral de direito fiscal. A minha pior disciplina. Odiava mais aquilo que sopa de favas requentada. O sacana sabia. Sentou-se à minha frente, descalçou os sapatos e pousou uma perna em cima da cadeira da frente. Estava de meiinha branca. Fez-me uma série de perguntas sobre o Código Fiscal que tinha um nome mais pomposo do que isto mas eu não me lembro. Eu não falhei uma, respondi sempre mal. Ele ia dizendo, com um sorriso de gangster de filme americano: “Muito bem! Muito bem!”. Aproveitador! Explorador de indefesos!

Universidade de Aveiro – mil novecentos e noventa e picos – PROFESSOR XPTO
Aula de Literatura Portuguesa do Séc. XIX. Cheio de tiques, o homem vociferava, depois de ter perguntado a data de nascimento de um poeta qualquer e ninguém saber. “Vocês só sabem uma coisa! Ver o Big Show Sic! Mulherzinhas horrorosas! Não têm trabalho doméstico para fazer em casa? Vão para casa! Não vale a pena andarem cá! E vocês (agora era com o grupo angolano), porque é que não fazem as malas e não vão para o vosso país? Olhem, sabem uma coisa? Vão para casa, leiam muito, façam as palavras difíceis... pode ser que lá para Setembro já possam fazer esta cadeira com dez!”
Este professor, além de mal-educado, tinha fama de homossexual, o que na verdade é irrelevante. Só que cá para nós o gajo era mas é maricas mesmo!

Sem comentários: