Olá queridos clientes! Tudo bem convosco? Esta semana foi uma miséria. Não aconteceu nada de jeito e, para cúmulo, a parva da patroa mandou-me para Espinho ao congresso do PS. A ver se foi lá ela, é o vais! Só que eu, que não tenho “Parva” como nome de família, fui-lhes às tomadas, desliguei lá umas merdas e puff, a partir daí não houve congresso para ninguém e eu bazei. Mesmo assim já quase não tive fim-de-semana que se visse. Mas vamos ao que interessa:
1. O caso grande da semana passou-se em Braga, essa bela cidade de bispos e outra gente igualmente perigosa: Três agentes da PSP, na sequência duma queixa feita por um cidadão(?), entraram na Feira do Livro e confiscaram (sim, leram bem, confiscaram, à boa maneira da PIDE) cinco exemplares dum livro chamado Pornocracia que tinha na capa o quadro já devidamente abandalhado em tempos nesta padaria, A Origem do Mundo, do naturalista Courbet. Mas vamos por partes.
Primeiro: Para carregar três livros são precisos três pspês? Para quê? Cada um leva dois e o mais fraquinho leva um? É preciso um para dar a ordem, outro para escrever o auto e outro para conduzir? Será isso? Porra! Pelo menos aqui em Aveiro quando é preciso polícia não aparece ninguém. Lá em Braga é um luxo! Três para cinco livros!
Segundo: Mesmo com três polícias três, não houve nenhum que conseguisse escrever o título do livro em condições no auto. Como dizia a minha professora primária, nem a copiar lá vão! Não tarda, digo eu, que o documento (que promete ser uma peça de fazer xixi a rir) seja apanhado e comece a circular por aí nos mails. Que isto, com a crise que vai, a malta precisa de se divertir.
Terceiro: Não se pode exigir a uns gajos de Braga que só chegaram a agentes de turno da PSP que conheçam a pintura naturalista francesa do século XIX. Que eles saibam ler, mesmo a soletrar as sílabas, já é um milagre! Agora os senhores jornalistas das televisões, esses, se calhar deviam… pelo menos não dizer que o quadro é de “Coubert”, como eu ouvi várias vezes. Ai o sistema educativo o sistema educativo!...
E por último: Eu pelo menos, que sou uma cachopa esperta, tirei uma lição desta história toda. Se um dia chegar a publicar um livro (o que nunca se sabe, até a Carolina Salgado publicou um), não gasto um tostão em publicidade nem em lançamentos. Faço uma chamada anónima para a PSP e digo que sou uma cidadã anónima muito chocada com o livro assim assim que está à venda no sítio tal. Não é preciso mais. Eles mandam lá três broncos, confiscam aquilo, e a malta, ciosa como é dos direitos e das liberdades e dessa porcaria toda, vai entrar logo num alvoroço tal, com televisões e jornais e blogues todos ao monte, que o livro fica automaticamente promovido, e bem!
2. Começou a ser julgado esta semana em Matosinhos um indivíduo que furtou duas galinhas em 2007. É bem, é bem. Não sei quanto custa montar a chafarrica para um julgamento incluindo os honorários do defensor oficioso e isso tudo. Deve custar bem mais do que duas galinhas. Mas isso não faz mal porque a malta paga, como já faz com tudo o resto. O que eu pergunto é, para que servem duas galinhas? É que a mim, se me oferecessem duas galinhas eu nem saberia o que fazer com elas! Pelo que ouvi dizer são bichos estúpidos que nem conseguem aprender a ir buscar o jornal e os chinelos. É com cada uma!
3. Aquela bela peça do humor africano que dá pelo nome de Mugabe, celebrou no sábado 85 anos de vida, numa festa cheia de glamour que custou o equivalente a 200.000 euros. Uma vida cheia, dedicada a gerir um país que vai com 94% de desemprego, surtos gravíssimos de cólera e a precisar de auxílio internacional para que a população não morra toda de fome. Já sei! Deve ser o único gajo no país que consegue chegar aos 85 anos, daí os festejos. É, só pode!
E pronto queridos clientes, ainda havia uma ou outra coisita de que eu gostaria de falar, como por exemplo o festival da canção que não vi, mas como isto já vai longo fico por aqui.
Portem-se bem, ou mal, e fiquem com a beijoca do costume da vossa
Rosarinho
Margarida Espantada
Há 5 semanas
3 comentários:
Brigada Rosarinho por manteres aqui a clientela sempre bem informada!
E perdoa a patroa por te ter obrigado a ir a Espinho!
Já perdoei. Sou um coração mole!
fizeste muito bem em apagar aquilo tudo!
os gajos não tinahm mais nada para dizer, já tinham gasto todos os auto elogios e tu safaste-lhes a noite!se o ps volta a ganhar (longe vá o agoiro...) ainda vais ser nomeada padeira mor do reino e lá vai a didas para trás do balcão ou de esfregona na mão!bem feita!
Enviar um comentário