5/31/2010

É assim


Primeiro foi um trouxa que estava à minha frente para ser atendido. Pediu um gelado dos que estavam na fotografia com o preço ao lado. O que a chavala lhe serviu não tinha nada a ver, era apenas um waffle com uma bola de gelado de baunilha em cima. O da fotografia era cheio de paneleirices, chocolate líquido, pepitas de chocolate, amêndoa e mais não sei quê. "Então não é como o da fotografia?" - perguntou o trouxa com ar desconsolado. E com ar desempenado respondeu-lhe a chavala que para ser igual ao da fotografia tinha que pagar mais uns trocos, já não era aquele preço. O trouxa pediu desculpa e disse delicadamente que não sabia mas que não fazia mal, que levava mesmo aquela m*rda deslavada e lá foi ele com o ar infeliz de quem ia entrar no WC mesmo ao lado e enfiar aquela porcaria na retrete. E eu, à espera da minha vez para pagar dois saquinhos de bombons a pensar comigo própria (ontem por acaso não levava nada com botões) que havia de ser comigo...
A seguir fui eu. A chavala fez a conta e pediu-me cinco euros e vinte. Eu desconfiei que não era bem isso que estava marcado mas como não tinha a certeza, paguei. Quando ia a sair, confirmei. O que eu tinha acabado de comprar estava marcado a dois euros e vinte cada, logo, dava quatro euros e quarenta. Ou seja, menos oitenta cêntimos, cento e sessenta paus dos antigos. Pus-me outra vez na fila para fazer estrilho.
Entretanto já lá estava mais uma cliente, à minha frente, também para comprar um gelado. "Quero aquele que está na foto mas só com duas bolas e sem topping" - pediu ela. E outra vez a empregada a explicar com um tom como se aquilo fosse tão normal como abrir a porta para sair de casa: - "Tudo bem, mas fica pelo mesmo preço, a senhora é que sabe!". E mais uma vez a cliente pagou e foi embora com o rabito entre as pernas.
E eu outra vez. Expliquei à miúda que o produto que tinha acabado de pagar estava marcado por menos oitente cêntimos na prateleira e ela, tão desempoeirada com nas duas vezes a que eu já tinha assistido antes, disse que "Pois, mas já houve actualização de preços e agora é mais caro. Só se esqueceram foi de alterar as etiquetas". Está bem está! Eu pago aquilo que está marcado, capice? E ela percebeu. Aí, ficou tão atrapalhada e nervosa que nem foi confirmar o que eu lhe estava a dizer (Eu até podia estar a mentir. Não estava mas podia!), nem argumentou mais nada além de "Eu estou aqui em part-time, não tenho nada a ver com isto!". Abriu a caixa e devolveu-me o dinheiro. Eu vim embora.
Isto tudo aconteceu para aí em quinze minutos. Das três pessoas envolvidas (eu incluída) nenhuma pediu o livro de reclamações. E aquela empresa vai continuar a praticar a política de intrujar o trouxa e vai continuar a pôr a loja nas mãos duma funcionária em part-time, sozinha, sem formação nenhuma e provavelmente a ganhar uma miséria que faria corar qualquer um.
Quando cheguei a casa procurei na internet um endereço de mail da Hussel Ibéria para enviar uma reclamação mas simplesmente não existe. É uma empresa mais ou menos fantasma, embora bem visível em tudo o que é shopping deste país.
É assim.

9 comentários:

Unknown disse...

Na semana passada um taxista aproveitou-se da minha pressa e descontou €1,25 no troco... sacanas!

Paulinha disse...

Ora porra, mas então e o livro de reclamações serve para quê!?

Didas disse...

estrela, mas taxista não intruja, leva gorjeta!

Paulinha, em Portugal serve para os cromos escreverem palermices sem sentido nenhum.

Pontinhos de interrogação, também dei com esses.

saltapocinhas disse...

nunca comprei nada nessa loja, mas deve ser especial, já que tem sempre uma bicha enorme à porta...

se queres chocolates bons e ser atendida por gente simpática, vai às lojas "chocolate chocolate"

??? disse...

E então? Não será mesmo do Grupo Jerónimo Martins?
Talvez eu saiba uma maneira. Vai ao talão ver o nº contribuinte e coloca aqui: Talvez se consiga.

??? disse...

É mesmo do grupo jerónimo Martins

Nº de Matrícula/NIPC: 502430362
Firma: HUSSEL IBERIA-CHOCOLATES E CONFEITARIA S.A.
Natureza Jurídica: SOCIEDADE ANóNIMA
Sede: RUA TIERNO GALVAN, Torre 3, PISO 9, LETRA J
Distrito: Lisboa Concelho: Lisboa Freguesia: Santa Isabel
1000 LISBOA
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO:

Nome/Firma: Francisco Manuel de Castro Soares dos Santos
NIF/NIPC: 155310356
Cargo: Presidente
Residência/Sede: Rua dos Lusíadas, 25-A
Lisboa

Visto aqui http://publicacoes.mj.pt/pt/PesquisaDetalhe.asp?iID=1305776

jg disse...

A estratégia que desencantas para aguardar pacientemente na fila...
Eu tb sou dado a estas merdas e não deixo passar uma.
Mas não tenho sortinha nenhuma... dão-me razão logo de mão beijada, sem luta...

Didas disse...

Saltapocinhas, onde é isso?

Sim Pontinhos de Interrogação, é da Jerónimo Martins. Mas não tem um site assim que não deixe margem para dúvida de nada, com um emailgeral, Aquilo só aparecem contactos avulso desta e daquela loja, não interessa.

jg, eu sou muito paciente. Mesmo.

Crenteoptimista disse...

É assim mesmo, refilar fica bem. Mas eu cá não saio sem anotar no belo do livrinho. Não que depois vá ter algum resultado... E infelizmente os empregados são pagos mal e porcamente. Havendo queixas despedem e contratam, nada mais fazem. Embora haja por aí muita gente a trabalhar mal, seja quanto for que recebem.
Bjs
Crente