5/19/2010

Tapar o sol com a peneira


Aqui na parvónia anda a malta mais ou menos histérica porque uma professora do primeiro ciclo duma escola da cidade resolveu vestir as criancinhas de mocidade portuguesa para uma celebração dos cem anos da república. Não sei porquê. Dos cem anos de república, metade foi de estado novo, qual é o espanto? Celebrar a república devia ser assumir aquilo que ela na verdade foi: Metade ditadura e outra metade o que se tem visto.
A professora tem razão. Mas com razão ou sem ela está lixada. Mais lhe valia ter posado para a Playboy como a outra que não dava tanto estrilho. Não a conheço, mas hoje em dia com o advento do photoshop, qualquer uma pode.

9 comentários:

Unknown disse...

Ahah
No fundo vem tudo do mesmo: moralismos com mofo e saudosismos da ditadura...

Não sei qual o choque com a prof da Playboy - os miúdos já viram daquilo, ou talvez um pouco melhor, no Magalhães.

Ivar C disse...

pois... só te estás a esquecer duma pequena variável nesta matéria, o 25 de Abril de 1974, que faz com que o facto seja um um revisionismo histórico inaceitável, pelo menos para os que lutaram por ele. Esses e os que morreram na frigideira do Tarrafal, esses e os que estiveram presos em Peniche, esses e os que foram torturados pela PIDE, esses e os que foram riscados a azul... enfim, é por isso que a parvónia anda histérica...

Didas disse...

Estrela, eu estou-me na verdade a borrifar para ambas.

Bagaço, tu ou não percebeste ou não quiseste perceber e eu vou mais pela segunda, porque estúpido tu não és.

Luís Maia disse...

É uma piada é certo que sim

A república não se comemora com manifestações da ditadura, ela em si mesmo e por definição "não republicana", preferimos considerar que vivemos a 2º Repúbica, ou não cara Didas ?

Como piada porém eu aceito tudo, até para dizer que isto com rei tinha sido sempre a aviar, não havia esta confusões maçónicas, não é Didas ?

saltapocinhas disse...

eu não sabia, nem ouvi falar da prof de aveiro, só da de mirandela...
posar para a playboy dá muito mais fama, e mais dinheiroi também!

Ivar C disse...

didas, por acaso devo ser estúpido, sim. a mim pareceu-me que tinhas dito que "a professora tem razão" e que esse ter razão tinha a ver com o facto de celebrar a república celebrando a ditadura. foi isso que me pareceu... mas então sou estúpido e enganei-me.
Até me pareceu que a tua justificação é que mais de metade da república foi ocupado pela ditadura, o que me leva a entender que no dia 26 de abril de 1974, em que 99,9% do tempo da República tinha mesmo sido ditatorial, para ti teria toda a lógica celebrá-la. Eu acho que não, provavelmente porque, de facto, não entendi o que querias dizer. :)

Didas disse...

Saltapocinhas, parece que a Playboy não dá tanto dinheiro assim. Pelo menos pelo que dizem.

Aos outros eu vou tentar explicar mais devagarinho: Não faz sentido comemorar 100 anos de república se não se assumir o que eles foram. Se só valem os anos de república em democracia, então não são 100. Por isso, não se ponham a comemorar um centenário que não existe! Fui clara?

Luís Maia disse...

Ainda mais devagarinho

O que se comemora não são 100 anos de républica, são 100 passados duma data que correspondeu a implantação da dita.

O seja o bye bye talassas

Didas disse...

Boa maneira de dar a volta! Lol! Comemora-se uma coisa sem ela ter dado provas de nada!