11/10/2011

Obrigada!

Nos meus tempos de criança passava pelo anúncio do Nitrato do Chile para ir ao Pão de Açúcar. Era um anúncio entranhado na parede dum prédio que já então era velho. Nunca entendi aquele anúncio mas tentava sempre, mentalmente, descodificar a mensagem que ele continha, sem saber que não valia a pena. Eu não fazia parte do público-alvo. Adubai. O que raio queria dizer adubai? A 2ª pessoa do plural já fazia parte da linguagem dum tempo em que as pessoas ainda faziam vénias e usavam chapéu. Ainda se fosse "Adube", talvez eu tivesse lá chegado, até porque vivi até aos dez anos na aldeia. Sabia o que era adubos, fossas, estrume e bosta de vaca, se não por contacto directo, pelo menos por ter ouvido falar. A segunda parte, essa, é que era um verdadeiro enigma para mim. Nitrato do Chile? Nitrato do Chile??? Mistério total. Não foi encomendado, mas a imagem vencedora foi um encontro curioso entre a imagem vencedora e uma recordação minha. Hoje fazemos oito anos de blogue. Com oito anos já sabemos ler e escrever e fazer contas. Já sabemos que a vida não é só brincadeira e é preciso sair da cama cedo mesmo no inverno quando não apetece nada. Já tivemos contrariedades e alegrias. Oito natais e oito aniversários, que dão ao todo dezasseis esperas ansiosas e surpresas. Já nos lembramos de coisas que estão fora de moda, como os blogues. Já somos alguém! Sem o sentimento de obrigação de circunstância, obrigada a todos os que nos têm acompanhado, aos que nos acompanharam sempre e aos que passaram de raspão. Aos que vêm e vão. Aos que caem aqui sem querer. Aos que mesmo tendo deixado de cá vir passaram a fazer parte da nossa vida. À parva da empregada. Ao Paulo e ao Marco por terem alinhado connosco nesta brincadeira. À Notícias Magazine e ao Diário de Aveiro que tiveram pachorra para nos entrevistar. E até mesmo aos que já entraram cá só para dizer mal das carcaças com manteiga e da meia de leite. O conflito faz parte e lembra-nos que a harmonia é sempre melhor. Continuaremos enquanto pudermos.

17 comentários:

Anónimo disse...

Então, feliz aniversário!!! :) Ficou demais a nova fachada! Gostei! Mesmo!

Vítor Fernandes disse...

Epah só és 11 dias mais nova do que o meu PreDatado. È verdade que já te leio há bué, mas não sabia há quantos. Parabéns.

Anónimo disse...

Não há dúvida que viver em harmonia é sempre melhor, mas os tempos não estão para isso e é difícil viver com o que nos estão a impôr principalmente quando sempre cumprimos as regras e estamos de consciência tranquila!..
De qualquer maneira a vida é para ser vivida enquanto andamos por cá,
as datas são para ser recordadas e por isso parabéns e que sejam pelo menos mais uns tantos!..

Zé de Aveiro

Anónimo disse...

Gostei dessa resenha ao famoso nitrato chileno. Agora imagina o que era descodificar os dizeres desses painéis quando metade dos azulejos já tinham caído da parede, como acontecia num mítico painel em Fermelã. Era algo do género: a__bai com _itra_o do _hile.

As horas que eu levei para descortinar o enigma e confesso que fiz batota porque só depois de passar por um painel semelhante ali para os lados da Costa do Valado é que lá cheguei. Se bem que este antecessor dos modernos outdoors publicitários sempre me fez associar ao Lucky Luke do que propriamente a adubos sul americanos, portanto de África.

Parabéns pelo aniversário.

São Rosas disse...

Parabéns, companheira. Andamos nisto desde a mesma altura (ou comprimento, se estivermos deitadas).

mfc disse...

Oito anos?!
Já tás crescidota... sim senhor!
Então, com o meu melhor sorriso aqui vai um grande beijinho de parabéns e que a padeira nos continue umas vezes a divertir... outras vezes a alertar!

É um prazer cá vir... e tu sabes disso.
Até jááááááááá...

Didas disse...

Obrigada Mirian! É a primeira vez que temos um gajo como tapete de boas-vindas!

Obrigada Vítor! E parabéns também pela persistência!

Obrigada Zé, vamos resistindo!

É verdade Fermelanidades. Faltou-me referir esse ponto impostantíssimo que era a imagem não ter nada a ver com a porra do nitrato! Obrigada!

Obrigada São! É verdade! Deu-nos para o mesmo ao mesmo tempo. É poético...

Obrigada mfc. Beijinhos!

Anónimo disse...

aqui vai uma ajuda

nitrato do chile -- em termos quimicos conhecido por nitrato de sodio e potassio alem de bom fertelizante, tambem um poderoso reagente utilizado para fazer bombas artesanais

com tal esperamos um novo ano bombastico !!!!!!

Didas disse...

O que a gente aprende!...
Quanto ao novo ano, vai ser bombástico vai!

Unknown disse...

Pois, oh Didas, eu sou um desses que vão e vêem, mas é mesmo pq me esqueço! e depois qd volto, é entretenimento do bom, coisa para mais de meia-hora, até me actualizar relativamente À Padaria - os meus parabéns, a propósito.
Olha, e o pdf dessa entrevista? Gostava de ler! dá para publicar, mandar por email, whatever?
cumprimentos!!

Didas disse...

Claro! Não tem interesse nenhum mas um dia destes ponho aqui! :)

Anónimo disse...

ah... e a azulejaria da empregada também está de arrasar, estilo "Calamity Jane", provavelmente anunciando uma marca de rebuçados ou produtos biológicos.

Rosa Correia disse...

Parabéns! Gosto de ler o seu blog, também eu, já agora, via telefone pedi ao meu sindicato esclarecimentos da ilegalidade dos cortes dos subsídios e a resposta veio 24h depois com a conversa que o melhor era participar na manifestação e aderir à greve! obviamente que não ficaram sem uma resposta que eu adivinhava na ponta da língua! e eu que sou sócia à 30 anos!

Rosa Correia

Rosarinho disse...

Biológica? Eu?!

Didas disse...

Obrigada Rosa! Mas não vamos desistir da ideia do tribunal pois não?

joao madail veiga disse...

Eu cá não dou parabéns a ninguém. Quandomuito empresto.
Empresto-vos pois osmeus parabéns.

Rosarinho disse...

Obrigada na mesma, a gente depois devolve. Em estado impec!