4/12/2012

Uma questão de semântica

Eu acho que o governo devia explicar o que é que quer dizer com essa história de "procura activa de emprego". Bem explicadinho, assim tipo numa portaria mas escrito por alguém que não tivesse a mania que é o cagalhão atacado das letras e soubesse alinhavar duas palavras seguidas numa frase, ou seja, por ninguém que tenha escrito leis até hoje. Porque vai que uma pessoa pensa que anda a fazer procura activa de emprego e afinal anda a fazer procura passiva de emprego? Assim do nada, sem saber? Porque os termos activo e passivo são mais ou menos pacíficos em certos campos semânticos não é? Por exemplo, a gente sabe qual é o que leva no pacote e qual é o que deixa levar, mas assim aplicado à procura de emprego não estou a ver...
E depois pode acontecer que um gajo, além de já ter tido o azar de ficar desempregado, de repente descobre que anda a fazer procura passiva de emprego e ainda lhe cortam a esmola a que eles chamam subsídio de desemprego por causa duma questão de pontos de vista! Por exemplo, os tachistas do governo, quando andaram a fazer por serem escolhidos para o tacho, fizeram-no duma forma activa ou passiva? E como é que se faz? Isso é que era de valor eles explicarem para a malta saber!
A não ser que seja de propósito para de hoje para amanhã nos lixarem como fizeram com o segredo da proibição das reformas antecipadas. Mas eles não eram capazes! Pois não?

9 comentários:

Vítor Fernandes disse...

O problema é mesmo o pacote. Estes gajos vão-nos ao dito de uma forma tão quotidiana ativa que nós já nem capacidade para sermos passivos temos. Temos sim um comportamento vegetal.

São Rosas disse...

Eles é que pedem e nós é que levamos no pacote... de ajuda.

(que pena não queres publicar estas tuas pérolas no blog «Persuacção»...)

São Rosas disse...

Já que tu não publicas... deixas-me publicar eu no «Persuacção»?

Didas disse...

Calma Vítor! Olha que se ficarmos sem emprego temos que ser activos!

Ófe corse São!

São Rosas disse...

Já lá está. E divulgado no Facebook.

http://persuaccao.blogspot.pt/2012/04/uma-questao-de-semantica-pela-didas.html

Didas disse...

:)

Anónimo disse...

São muitos corruptos e péssimos "políticos" a irem ao pacote de alguns milhões!
E esses milhões continuam a deixar sem reagir como cornos mansos!

Zé de Aveiro

mfc disse...

Estes gajos do gobêrno são muito complicados... e para mim pertencem aos passivos!!

Didas disse...

Zé, isso complica tudo, complica tudo...

mfc, então quer dizer que o que eles recomendam não resulta!