5/12/2004

ABAIXO A PROCISSÃO DE SANTA JOANA!

Por causa desta moçoila



está hoje esta vossa amiga sem fazer nenhum, já que na parvónia é FERIADO MUNICIPAL.

Pareceu-me pois de elementar bom gosto vir aqui agradecer publicamente à rapariga por ter falecido no dia 12 de Maio, mais concretamente em 1490.
Bem sei que os meus conterrâneos se encarregam de o fazer também, através de uma bonita procissão que (e mais uma vez agradeço à santa) eu não terei oportunidade de ver porque não estou lá.
Aliás, desconfio que se a própria fosse viva, tal manifestação de "chique bacoco e provinciano" lhe causaria tantas revoltas no estômago como me causa a mim própria, pois aquele desfile de "tios" e "tias" e criancinhas filhas de "tios" e "tias" e doutores e políticos da treta e escuteiros já com boa idade para se dedicarem a actividades mais úteis e militares barrigudos e o clero mais as respectivas beatas e sei lá que mais, tudo em busca de parecer bem numa comunidadezinha infelizmente atrofiada, é o suficiente para provocar uma corrida às farmácias em busca do tradicional Alka-Seltzer ou Eno.
Ora, deixem-se lá de merdas, até toda a gente sabe que a santa morreu de um aborto que correu mal! Nada contra a dita, no entanto. Ela limitou-se a sobreviver como pôde num mundo ainda mais "pequenino" que o de hoje.
...
Gosto de Aveiro. É uma bela cidade, tem boa gente (como prova a existência do meu humilde estabelecimento), e tenho pena.

Sem comentários: