8/25/2004

TERESA

Chama-se Teresa e vende peixe nas ruas de Barcelos. Peixe modesto, como ela, chicharro, faneca, sardinha... Faz-se transportar numa carroça puxada por uma burra.
Comprou a carroça para "Poder criar os filhos", que foram muitos.
Há dias em que consegue ganhar 20 euros - "Para mim e para a burra" - faz questão de referir, numa demonstração de respeito pela companheira de trabalho de muitos anos que, como ela, também é filha de Deus. "Mas ainda um dia destes só fiz 7 euros e meio" - confidenciou em voz baixa a D. Teresa ao jornalista e a mais 9 milhões de potenciais ouvintes - "Eu nem disse nada ao meu homem" - continuou - "Ele comia-me!".
E a TVI transmitiu nas notícias em horário nobre, as confidências de uma mulher tão indefesa como honesta, apresentada como coisa pitoresca. A TVI não está preocupada com os eventuais problemas que a D.Teresa venha a ter com "o seu homem". Talvez até seja melhor tê-los, talvez dê mais uma notícia pitoresca.
E é esta forma gratuita de fazer jornalismo sensacionalista, seguindo apenas a lógica do lucro, que eu continuo sem conseguir entender.
Mas que sei eu?

Foto de Eddy van Wessel "pedida emprestada" aqui

Sem comentários: