Já aqui apresentámos um completíssimo estudo sobre a espécie "funcionário público". Hoje, debruçar-nos-emos sobre o gajo que está do outro lado do guichet e que, não raras vezes, não é melhor que ele: O Utente. Veremos igualmente as sub-categorias em que este espécime se divide.
DEFINIÇÃO:
O utente dos serviços públicos é uma espécie híbrida, i.e., assume uma forma específica quando se encontra em presença do funcionário público que o atende (adiante designado por fp), forma essa diferente da que se reveste no dia-a-dia. Há no entanto estudiosos que asseguram que é perante o fp que o utente revela o seu verdadeiros eu.
SUB-CATEGORIAS:
O utente divide-se em quatro principais sub-categorias, a saber,
O APAVORADO - É a presa ideal do fp que acumula com fdp. Mostra-se inseguro, nervoso, e pede desculpas de 10 em 10 segundos. Desculpa por se ter sentado, por ter demorado mais do que 1 nano-segundo a comparecer à chamada do seu tiquet e por vir mal vestido para a ocasião. Pede até desculpa quando o fp o adverte que na quadrícula "preferências sexuais" era para pôr o número do BI e que só um estúpido chapado não percebe a lógica e a simplicidade daqueles formulários.
O SIMPLEX - É fã do ministro Sócrates e tem em casa o DVD dos Gato Fedorento com aquele sketch que ficou famoso pelo "Papel? Qual papel". Acha que o simples facto de o fp lhe perguntar ao que vem é um excesso incompreesível de burocracia e que este deveria estar munido de uma varinha mágica que permitisse adivinhar o que quer e fizesse aparecer o serviço feito instantaneamente. Por coincidência, também o fp gostaria nesses momentos de ter a tal varinha mágica, embora de formato "poste de electricidade" para o mandar enfiá-la pelo cu acima.
O PERDIDO - Nunca sabe o quer nem quer saber. Aparece com um saco plástico do Carrefour e diz a única frase que conhece para este contexto: "Tenho aqui a papelada toda". Depois, despeja o saco em cima da secretária do fp e no seu conteúdo consta habitualmente os santinhos da primeira comunhão, as cartas do filho que trabalha como trolha na Alemanha, o BI caducado há uns 23 anos, as contas do super-mercado, o romance "Guerra e Paz" em 10 volumes e o diploma da quarta classe. Não obstante, o perdido sai dos serviços a resmungar que "aqueles incompetentes não resolvem nada".
O MELGA - Um gajo já sobejamente conhecido dos vizinhos e família, que aproveita a disponibilidade involuntária do fp para dar azo à sua vocação para a conversa de merda. Esta sub-categoria identifia-se facilmente por um sintoma: Logo que o fp lhe pergunta o que deseja, ajeita-se na cadeira, diz a frase "Então é assim" e prepara-se para relatar a história de vida dele e de todos os seus conhecidos. Nesta fase já não há nada a fazer e é preferível pensar nas férias do ano que vem e aceitar a fatalidade.
E são basicamente estas as características fundamentais do utente. Numa próxima oportunidade, estudaremos outra espécie.
2 comentários:
Mas que bela análise! Digna do verdadeiro national geographic - é que o utente é mesmo assim! Estarei atenta esperando mais iniciativas deste género.
;)LOL
Descarrilei neste blog por acaso e valeu a pena. Esta análise dos utentes dos serviços públicos tem tanto de brilhante como de engraçada e certeira. Para quem com eles lida há muitos anos (como é o meu caso...) está mesmo perfeita...
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