1/10/2008

ALCO-SHIT


Para quem não sabe (mas também não interessa nada) esta padeira já morou na terrinha que hoje é "starlette" nas notícias: Alcochete. Assim sendo, conhece mais ou menos aquilo, motivo pelo qual se sente na obrigação de esclarecer os caríssimos clientes, o que levará a cabo de forma sobejamente mais completa do qualquer LNEC, CIP, reportagem de televisão ou outros:


1. Alcochete é uma terrinha linda. É verdade. Da primeira vez que lá fui, antes de ter tido qualquer contacto com os nativos, disse logo: "Quero morar aqui!". E morei.

2. Em Alcochete as pessoas vivem de vender peixe grelhado aos forasteiros. Em qualquer esquina há um tasco com um bidão velho à porta e uma fogueira lá dentro, coisa que eu duvido que possa ser licenciada em qualquer lugar do mundo.

3. Em Alcochete são todos primos uns dos outros. Mas só os que lá nasceram. Os de fora, quando entram numa loja, têm que esperar que todos os "primos"sejam atendidos primeiro, mesmo os que chegam depois deles. Claro que connosco isso não aconteceu, mas tivemos que estrilhar umas poucas de vezes.

4. Em Alcochete, no largo principal, ao fim da tarde, cheira a caracóis que mata. É o que eles comem. O peixe grelhado é para os saloios.

5. Em Alcochete está sempre a dar tourada na televisão. Nunca consegui perceber como conseguem isso. E enquanto a tourada não acaba não nos servem o café. Só no fim.

6. Em Alcochete, quando falta a luz, ou a água, ou acontece qualquer coisa do género, vamos na rua e ouvimos os "primos" a dizer: A culpa é do pessoal de fora!

7. Em Alcochete toda a gente é do Sporting e sabe cantar aquela cena que começa com "Rapaziada lá lá lá..."

8. Uns meses depois de morarmos em Alcochete, as miúdas já lhe tinham inventado uma alcunha: Alco-shit. Nunca estão satisfeitas.

9. Em Alcochete, os "primos" formam uma espécie de sociedade secreta. Mas quando pensam que lhes estão a dar alguma importância ficam todos inchados. Foi o que aconteceu quando lá abriram o famoso Freeport, que mais tarde só veio a dar barraca, neste momento está às moscas e até ver não trouxe nenhuma mais-valia à terra, porque quem lá vai só quer mesmo ir aos saldos e nem chega a entrar na vila.

10. Cheira-me, portanto, que o mesmo irá acontecer com o aeroporto. O campo de tiro fica no cu de judas, e já estou a ver o pessoal que lá aterra a dizer: "Vamos por ali que assim nem precisamos de entrar em Alcochete."

Sem comentários: