12/17/2008

O SÍNDROME DO CARROSSEL

Já por diversas vezes, pessoas que não são de Aveiro e vêm cá me fizeram reparos acerca da total inaptidão dos aveirenses para circular nas rotundas. Tenho que admitir, é verdade. Só não sabia que era mais verdade aqui do que noutros locais.De facto, não há ocasião nenhuma em que entre numa rotunda e não encontre a circular um perigoso automobilista que entra pela direita e, como se nada fosse, circunda todo o percurso ainda pela faixa da direita, nas calmas (às vezes mesmo muito nas calmas), para só sair na última saída. Mais ainda, já vi, não uma nem duas mas várias vezes, viaturas da polícia e de escolas de condução a fazer o mesmo. Não consigo perceber a plenitude do fenómeno, mas acho que isto só se explica com o “Síndrome do Carrossel”. É uma mania que vem da infância segundo a qual, se pagámos vinte e cinco tostões para dar uma voltinha nos cavalinhos, devemos fazê-lo num dos cavalinhos de fora porque assim andamos mais.

7 comentários:

jg disse...

Síndrome da Feira de Março, mais propriamente.
Nas acredito que toscos de outras regiões, onde tb havia carrocéis, se prestassem a raciocínios de velocidades periféricas.

Larose disse...

Agora que falas disso, por acaso é verdade, sempre que vou a Aveiro, tenho da fazer muita atenção com quem entra e semete a circular na parte de fora da rotunda... mas agora está explicado!
Síndrome do carrocel!
Acho que me vou lá pôr para receber uma moeda antes deles entrarem na rotunda!

Gi disse...

Só pode ser dos ovos moles, Didas.

saltapocinhas disse...

circular nas rotundas é tão complicado quemesmo no código estão sempre a haver mudanças!

em todos os locais se circula assim, não é só em aveiro!
olha eu circulo assim seja lá onde for! :)
(se vou para dentro depois não me atrevo a sair de lá!)

Didas disse...

jg, mas a Feira de Março é muito mais marcante do que as outras nas nossas vidas. Só pode ser isso.

Boa, Larose, ainda não tinha pensado nesse negócio!

Gi, não pode. Com a volta aos intestinos que essa cena dá, o pessoal só podia ter tendência a despachar-se. Não pode.

Saltapocinha, não sei se está sempre a haver mudanças. Só me lembro duma. Mas tu fizeste-me lembrar um filme, que é o não sei quantos de férias na europa, que ficam um dia inteiro a andar à volta duma rotunda e nunca conseguem sair.

Alírio Camposana disse...

Certamente que com os "Magalhães" as crianças passarão (daqui a cem anos) a saber o Código da Estrada e suas alterações! De facto, circulo diariamente na rotunda da Policlínica (19.00) e afirmo: tenho medo de lá passar, chego a ir por Esgueira para a evitar e não me considero um "nabo" a guiar!

Cumprimentos.

Furetto disse...

Há que fazer render a moedinha... mas que enerva, lá isso enerva!