12/15/2010

Memórias do natal


O natal. A abóbora cozida a escorrer dentro duma saca de pão na torneira da cozinha. A árvore de natal com luzes pisca-pisca em forma de florinhas de plástico que falhavam todos os anos. O presépio comprado no chapeleiro. As idas ao chapeleiro para substituir a virgem que se tinha partido no ano anterior. As idas ao musgo. O cheiro do musgo. O cheiro da abóbora cozida. O cheiro dos fritos de abóbora. O menino jesus que descia pela chaminé como o pai natal. A chaminé. A grande chaminé. O sapatinho na chaminé. A braseira acesa no meio da cozinha. Eu a sentar-me na braseira acesa. O natal dos hospitais a preto e branco. O grande circo do Mónaco e o grande circo chinês a preto e branco. Os brinquedos novos. A boneca que vinha com casaco de peles. O carro tele-comandado do meu irmão. A inveja do carro tele-comandado do meu irmão. O frio. As férias escolares. Os trabalhos de casa nas férias escolares. A missa. A catequese. O bacalhau. As couves. A mesa da cozinha onde abríamos os presentes. O meu avô ainda lá. A roupa de inverno que picava. O meu casaco de xadrez vermelho com gola de pelo branco. O natal.

6 comentários:

kuka disse...

Epá! Agora fizeste-me vir à memória uma camisola de lã que me picava. De tal maneira que quando a minha mãe me vestiu- à força- não me mexi enquanto ela não me tirou a maldita blusa. Acho que só a conseguia vestir por cima duma camisa bastante grossa.

RPM disse...

A mim parece-me que passavas o Natal em minha casa. Ou eu na tua.

Huuummmm... "a abóbora cozida a escorrer dentro duma saca de pão na torneira da cozinha..." há coisas que não mudam. Ainda bem.

Anónimo disse...

O Natal tem outro encanto enquanto somos crianças, não há dúvida.

kimmi

Anónimo disse...

O Natal tem outro encanto enquanto somos crianças, não há dúvida.

kimmi

R. disse...

E como essas memórias, as boas e as menos boas, sabem tão bem... :)

R.

Didas disse...

Kuka, é um clássico! Eu também ficava quietinha até me deixarem tirar aquilo, e se dava uns passos era tipo robot andróide! :)

RPM, e eu a pensar que o pormenor da abóbora no saco era distintivo! :-)

Pois tem Kimmi, pois tem...

Principalmente as boas R. :)