3/26/2004

O MUNDO MISTERIOSO DOS CLUBES DE VIDEO

Quando vamos a uma padaria a pessoa que nos atende costuma saber distinguir os diferentes tipos de pão e informar-nos sobre o tipo de farinha com que são feitos. Certo?

Quando vamos a uma peixaria a pessoa que nos atende costuma saber distinguir os diferentes peixes e informar-nos sobre os que são mais adequados para fritar, cozer, grelhar ou assar. Certo?

Quando vamos a uma sapataria, se pedirmos umas botas, a pessoa que nos atende não nos aparece com umas sandálias ou uns ténis. Certo?

Então, porque é que quando vamos a um clube de video a pessoa que lá está costuma perceber tanto de cinema como eu de Dinastia Ming?

Vou só contar duas que me aconteceram num destes locais:
Um dia, já há uns anos, escolhi o Metropolis de Fritz Lang, que era um filme que me suscitava alguma curiosidade, e dirigi-me ao balcão para pagar, caladinha e sem provocar ninguém. Comentário do outro lado, com ar de desdém: “Ouça minha senhora! Porque é que não nos pediu ajuda? Isto não presta para nada! Temos aí tanta coisa gira, até chegou agora um novo do Eddy Murphy!” Conclusão: Fui obrigada a dizer ao marmanjo que não me lembrava de lhe ter perguntado nada e ainda passei por mal educada.
Noutra ocasião, antes da febre “Senhor dos Anéis”, dirigi-me ao balcão de um clube de video e pedi à menina (por sinal loira), que me procurasse lá na base de dados deles os filmes do realizador Peter Jackson que tinham disponíveis. Ela olhou para mim com os olhos muito abertos e as pestanas cheias de rímel e respondeu: “Realizadores não temos!...”

E a classificação que aquelas mentes sobredotadas fazem dos filmes? Essa é de almanaque! Drama e romance, terror e suspense, comédia, acção...

Foi por isto que eu deixei completamente de frequentar esses antros. Se tivesse que escolher preferia uma festa com a Cinha, a Lili e a Bibá todas juntas! E atenção que isto é mesmo o pior que eu consigo imaginar em termos de mau ambiente!

Por isso peço. Se alguém souber de um clube de video decente, na zona de Aveiro ou Lisboa, por favor digam-me.

Até lá... tirem-me deste filme.

1 comentário:

Anónimo disse...

O" LOIRA TAS ENGANADA