4/19/2012

Na areia



Jorge Amado traz-me de volta as férias em família da minha adolescência, passadas no Algarve. Traz-me de volta o som do mar na praia enquanto lia os livros de bolso que comprava nos quiosques e o sol me torrava a lombada. A minha, não a dos livros. Traz-me de volta o cheiro da areia amarelada e os mundos para onde eu viajava enquanto lia. Foi nesse tempo que descobri um Brasil enternecedor diferente do das novelas. Ainda que tivesse que passar à frente as expressões que não entendia. Jorge Amado traz-me de volta a minha adolescência, a minha pochette de palhinha e o meu bikini castanho. E também as personagens de Jorge Amado que se moviam à minha volta na Meia Praia. Tudo ao mesmo tempo.

1 comentário:

mfc disse...

A gente lia Jorge Amado e percebia totalmente aqueles personagens e fazia-os nossos!